Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após suspensão de aulas, alunos da Uerj ocupam campus e reivindicam pagamento de bolsas

Reitoria suspendeu aulas há uma semana após paralisação de terceirizados

Rio de Janeiro|Do R7, com Rede Record

Alunos penduraram cartazes na entrada da universidade
Alunos penduraram cartazes na entrada da universidade

A previsão era de que as aulas fossem retomadas hoje, mas dois campus da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) foram ocupados por alunos e representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) na noite de segunda-feira (30). As aulas haviam sido suspensas há uma semana por causa da paralisação dos funcionários terceirizados, que estavam sem receber.

Com barracas e cartazes, os estudantes ocuparam os campus do Maracanã, na zona norte, e de São Gonçalo, região metropolitana, onde funciona a FFP (Faculdade de Formação de Professores). Na manhã desta terça-feira (1º), um grande número de alunos se concentrava na entrada da unidade na zona norte, e não havia informações sobre o início das aulas.

Suspensão de aulas

Entre os motivos para a paralisação, está a insalubridade do local, já que os terceirizados não estão trabalhando. A situação, segundo nota da reitoria, afeta a segurança das pessoas e do patrimônio.


Ainda de acordo com a universidade, o retorno das atividades é negociado com o governo durante esta semana. Além disso, diz que as atividades administrativas continuarão funcionando normalmente. 

Há duas semanas, o pagamento de bolsistas, residentes e de terceirizados da universidade foi suspensopela Secretaria de Estado de Fazenda por falta de caixa. A suspensão, segundo o governo do Estado, é para que o pagamento de servidores ativos e inativos não seja afetado. A previsão era de que, ao menos o repasse para as empresas terceirizadas fosse normalizado no fim de novembro. Entre as atividades tercerizadas, está a limpeza.

Na semana passada, uma equipe da Record Rio conseguiu entrar na unidade do Maracanã e viu um cenário caótico. No local, eles flagraram banheiros depredados e lixo acumulado. Veja a galeria de fotos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.