Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ato em defesa da democracia reúne manifestantes no centro do Rio

Protesto foi convocado por partidos políticos e movimentos sociais após ataque de extremistas em Brasília

Rio de Janeiro|Do R7

Manifestantes em defesa da democracia protestam na Cinelândia
Manifestantes em defesa da democracia protestam na Cinelândia Manifestantes em defesa da democracia protestam na Cinelândia

Manifestantes em defesa da democracia se reúnem, na noite desta segunda-feira (9), na Cinelândia, centro do Rio, assim como ocorre em outras capitais do país. 

O ato foi convocado por partidos e movimentos sociais após o ataque de extremistas em Brasília, no domingo (8). O protesto também pediu a punição de vândalos que invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

A Polícia Militar informou que a segurança está reforçada na Cinelândia e também em frente às sedes da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) e do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio), no centro.

Leia também

Mais cedo, o governador do Rio, Cláudio Castro, se reuniu com os representantes do Legislativo e do Judiciário, no Palácio Guanabara, para tratar de medidas para conter ações antidemocráticas no estado. 

Publicidade

Nota conjunta dos Poderes do Estado do Rio

"As autoridades abaixo subscritas, representantes dos três poderes da República, manifestam publicamente seu repúdio aos violentos atos cometidos contra o regime democrático brasileiro no dia 8 de janeiro. O respeito aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário é princípio basilar do Estado Democrático de Direito, essencial à preservação dos direitos e garantias fundamentais.

Publicidade

A liberdade de expressão das diversas correntes políticas deve ocorrer sem recurso à violência ou ameaças que ponham em risco a coexistência pacífica dos diferentes segmentos da sociedade. A luta pela democracia é pacífica e a manifestação da vontade popular, vertida no resultado de eleições diretas, livres e secretas, é o sinal máximo da autoridade do povo brasileiro em nosso sistema representativo.

O Estado do Rio de Janeiro, símbolo do respeito à pluralidade e união dos defensores do regime democrático, reforça o seu compromisso com a Constituição da República de 1988 e rechaça qualquer tentativa de agressão às suas instituições.

Publicidade

Os signatários reiteram seu empenho no combate a qualquer iniciativa que possa ameaçar o Estado Democrático de Direito e afirmam que a democracia encontrará um bastião seguro para sua defesa no Estado do Rio de Janeiro".

Cláudio Castro

Governador do Estado do Rio de Janeiro

Henrique Figueira

Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

André Ceciliano

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Guilherme Calmon

Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Luciano Mattos

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público

Patrícia Cardoso

Defensora Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.