Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bloqueios no trânsito do centro do Rio começam neste sábado na av. Rio Branco

As mudanças acontecem em razão das obras de instalação do VLT na região

Rio de Janeiro|Do R7

Três das cinco faixas da via serão interditadas
Três das cinco faixas da via serão interditadas Três das cinco faixas da via serão interditadas

Começa neste sábado (15) a primeira etapa das novas intervenções no trânsito do centro e da região portuária do Rio para as obras de instalação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e reurbanização da praça da Misericórdia.

As intervenções começam pela avenida Rio Branco, onde três das cinco faixas de rolamento da via, no trecho entre a rua Visconde de Inhaúma e avenida Presidente Vargas, serão interditadas.

Segundo a prefeitura, a avenida Rio Branco no sentido praça Mauá não sofrerá alterações. Para as mudanças, o número de apoiadores de trânsito passará de 130 para 172 agentes por dia.

Além das intervenções na Rio Branco, os itinerários de 62 linhas intermunicipais e 27 municipais que circulam pelo centro sofrem alterações a partir deste sábado. As linhas que sofreram alterações foram divididas em pontos finais na avenida Presidente Vargas e nas ruas Acre e Camerino.

Publicidade

A próxima etapa de intervenções será no dia 23 de novembro, quando as atividades do Terminal da Misericórdia serão redistribuídas para conclusão da revitalização da frente marítima do centro e criação da nova praça da Misericórdia. A nova praça fará parte do passeio público e se estenderá até o Armazém 8 do Cais do Porto, o caminho será arborizado com ciclovia e área de convivência e passagem do VLT.

Já no dia 29 de novembro, a avenida Rio Branco deixará de ser mão dupla e passará a ser mão única, no sentido da Candelária à Cinelândia, e terá três das cinco faixas interditadas no lado ímpar da via. O tráfego de ônibus das linhas municipais será desviado para a rua Primeiro de Março e para avenida Presidente Antônio Carlos. No sentido aterro do Flamengo, será interditada a faixa central, que atualmente é utilizada por táxis. As duas faixas destinadas aos ônibus serão mantidas. Com essas mudanças, a avenida Rio Branco passará a funcionar exclusivamente para ônibus municipais, com duas faixas em direção ao aterro.

Publicidade

Segundo o prefeito Eduardo Paes, as mudanças na região são necessárias para melhorar a mobilidade de uma região "historicamente caótica" para assim ter uma situação melhor em 2016.

As intervenções fazem parte do projeto de mobilidade urbana, modernização do transporte e revitalização do centro. A previsão para o término da obra é de um ano. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.