Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa que construiu ciclovia de São Conrado está proibida de participar de novas licitações

Decreto valerá enquanto estiver sendo investigada a queda de um trecho da ciclovia

Rio de Janeiro|Do R7

Ciclovia caiu na última quinta e duas pessoas morreram
Ciclovia caiu na última quinta e duas pessoas morreram Ciclovia caiu na última quinta e duas pessoas morreram

A Prefeitura do Rio informou nesta terça (26) que a empresa que construiu a ciclovia de São Conrado está proibida de participar de novas licitações de obras. O decreto a ser publicado no Diário Oficial desta quarta (26) valerá enquanto estiver sendo investigada a queda de um trecho da ciclovia da Niemeyer, na quinta-feira (21). Ao menos duas pessoas morreram.

Segundo a prefeitura, os pagamentos que deveriam ser feitos ao consórcio Contemat/Concrejato também estão retidos. Os responsáveis técnicos da ciclovia também deverão ser afastados de qualquer contrato já firmado com o município do Rio. Caso seja provado que a responsabilidade técnica do acidente é das empresas Contemat Engenharia e Geotecnica S/A e Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A, elas poderão ser processadas.

O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) informou que vai investigar a contratação do consórcio Concremat para a construção da ciclovia Tim Maia. Segundo o MP, um inquérito foi instaurado por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania para apurar possíveis atos de improbidade administrativa resultante da contratação feita pela Geo-Rio. De acordo com o MP, o procedimento vai apurar as circunstâncias da contratação e as condições técnicas que podem estar irregulares ou inadequadas no contrato. O órgão disse ainda que as responsabilidades civil e criminal do acidente serão apuradas pelas promotorias de Justiça.

Na segunda-feira (26), o TCM-RJ (Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro) informou que não foram identificadas falhas na estrutura da ciclovia, onde duas pessoas morreram após o desabamento. De acordo com o presidente do TCM-RJ, Thiers Montebello, o órgão acompanhou com “cautela e rigor” as obras. Segundo ele, técnicos fizeram seis visitas ao local e identificaram uma série de irregularidades na parte construtiva e não da infraestrutura.

Publicidade

Responsável por obra foi trocado dois meses antes da inauguração de ciclovia

Fotógrafo registra grupo jogando bola ao lado de corpos da tragédia de São Conrado

Publicidade

Prefeitura suspende pagamento de R$ 4 milhões a consórcio responsável por ciclovia que desabou no Rio

Para secretário do Rio, ressaca do mar é "evento" novo

Publicidade

A prefeitura do Rio pretende reconstruir a Ciclovia Tim Maia até o início das Olimpíadas, que começa no dia 5 de agosto. Mas como anunciado anteriormente, não deverá ser a Concremat a empresa responsável pela construção. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou, na noite de sexta (22), que também se sente responsável pelo desabamento.

— Sou totalmente responsável. Em última instância, é a prefeitura que executou a obra. Não vamos brincar com esse tipo de coisa. O prefeito assume suas responsabilidades porque, em última instância, é quem designa os dirigentes do município.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.