Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Megaoperação em favelas do Rio deixa mais de 22 mil estudantes sem aulas

Soldado é preso suspeito de vazar informações da operação

Rio de Janeiro|com R7

Operação busca cumprir mandados judiciais contra 14 suspeitos
Operação busca cumprir mandados judiciais contra 14 suspeitos Operação busca cumprir mandados judiciais contra 14 suspeitos

As Forças de Segurança realizam mais uma megaoperação contra o crime organizado, desde a madrugada desta segunda-feira (21), em diferentes comunidades da zona norte do Rio de Janeiro.

A ação é conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança, por meio das polícias Civil e Militar, com o apoio de militares da Marinha, Exército e Aeronáutica - além de agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Agência Brasileira de Inteligência. Ao todo, aproximadamente mil homens atuam na operação.

A Operação Integrada tem o objetivo de cumprir ordens judiciais nas favelas do Jacarezinho, Alemão, Manguinhos, Mandela, Bandeira Dois, Parque Arará e no Condomínio Morar Carioca, todas na zona norte da capital fluminense.

O Disque Denúncia, divulgou um cartaz com a foto dos 14 criminosos que são alvos desta operação. Até às 9h, o portal já havia recebido 13 denúncias sobre possíveis esconderijos de armas e suspeitos procurados pela polícia. 

Continua após a publicidade

Até o momento, pelo menos 20 pessoas já foram presas e encaminhadas para a Cidade da Polícia. Além de drogas e armas, ainda não contabilizadas, apreendidas na Favela do Mandela. 

As equipes das Forças Armadas estão responsáveis pelo cerco a algumas dessas regiões, em pontos estratégicos, para garantir a ordem no entorno das comunidades. Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos estão controlados com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não há, porém, interferência nas operações comerciais dos aeroportos.

Continua após a publicidade

Escolas

A operação levou a suspensão das aulas em vários bairros na zona norte, deixando mais de 22 mil estudantes sem aulas. Ao todo, 31 escolas, 11 creches e 12 Espaços de Desenvolvimento Infantil foram fechados, deixando de atender 22.548 alunos.

Continua após a publicidade

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, instituições do Complexo do Chapadão, da região de Manguinhos/ Benfica, Higienópolis, Maria da Graça, Rocha/Triagem, Jacaré/Jacarezinho, Complexo do Alemão, Del Castilho e Cachambi não estão funcionando nesta manhã.

Com o número, o Rio volta a bater um triste recorde: estudantes sem aulas devido a violência. Na última sexta (18), pouco mais de 19 mil alunos estavam sem atendimento por confrontos e operações também na zona norte da cidade.

No Jacarezinho, as aulas estão suspensas desde o último dia 11, quando o policial civil Bruno Guimarães Buhler foi morto durante operação na comunidade. Desde então, os confrontos na favela são intensos e frequentes. Em dez dias, sete pessoas já foram mortas no Jacarezinho.

Soldado preso

Um soldado do Exército foi preso suspeito de vazar informações sobre as operações das Forças de Segurança. Segundo o Comando Militar do Leste, Matheus Ferreira Lopes Aguiar, de 19 anos, foi detido após investigações de inteligência integrada e encontra-se na Cidade da Polícia para averiguações. O militar teve a prisão temporária decretada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.