PM antecipa em 3 meses Operação Verão na orla da zona sul do Rio
Ação conta com cerca de 650 policiais de diversos batalhões até o fim do verão
Rio de Janeiro|Do R7
Para reforçar a segurança nas praias da zona sul do Rio de Janeiro, a Polícia Militar antecipou em três meses a Operação Verão, que acontece todo o ano na orla carioca. A operação, que conta com 650 policiais, ocorrerá todos os finais de semana até o fim do verão.
O patrulhamento ostensivo conta com efetivo dos batalhões de Botafogo, Flamengo, Copacabana, Leblon e Ipanema, além do Batalhão de Choque, do Batalhão de Ações com Cães e de recrutas do Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças).
Neste domingo, cerca de 50 policiais do 23° Batalhão do Leblon estão na orla. O objetivo é proporcionar segurança a frequentadores das praias. Além da orla, ruas próximas à praia e bairros como a Lagoa também receberão mais policiais. Os homens utilizarão quadriciclos, motos e viaturas. Já os policiais do Choque estarão equipados com armas não letais e usarão o uniforme de verão.
Os alunos do Cfap ficarão baseados em diversos pontos da orla e vão utilizar tendas que servirão como bases de observação e atendimento aos banhistas. A ação conta ainda com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil.
Os policias da Operação Verão receberam treinamento especializado, que inclui técnicas de abordagem nas praias, observação e preparação física. No sábado (13), na orla do Arpoador, Ipanema e Leblon 25 homens do Choque patrulham as praias, além de 70 praças do Cfap e 50 policiais do batalhão do Leblon.