Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Polícia prende suspeito de disparar tiros antes do Desafio da Paz, no Alemão

Homem foi preso na Vila Cruzeirom no Complexo da Penha

Rio de Janeiro|Do R7

Júlio César foi preso com a perna engessada
Júlio César foi preso com a perna engessada

A polícia prendeu na manhã desta terça-feira (28) um suspeito de disparar tiros pouco antes do início do Desafio da Paz, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, na manhã de domingo (26). O rapaz, identificado como Júlio César do Nascimento, de 20 anos, foi localizado na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Outros quatro suspeitos são procurados.

De acordo com o delegado Reginaldo Guilherme da Silva, titular da Delegacia da Penha (22ª DP), durante a operação de caça aos criminosos que atrasaram a corrida, uma mulher foi presa por suspeita de ser companheira do chefe do tráfico local, conhecido como Piná e que teria sido um dos autores dos disparos no domingo. Ela estava com um bebê, que, segundo Reginaldo, foi tirado à força da mãe, uma usuária de crack.

Ainda segundo o delegado, usuários de drogas também foram detidos pela manhã e levados à delegacia.

Secretaria promete mudanças


Diante da ação ousada dos criminosos, a Secretaria Estadual de Segurança prometeu mudanças “perceptíveis” no patrulhamento no conjunto de comunidades, que é ocupado pelas forças de pacificação. A decisão para o reforço no policiamento foi tomada em reunião na tarde desta segunda-feira (27).

Participaram do encontro o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame — que estava presente no momento do tiroteio —, o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Erir da Costa Filho, e o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes.


Não foram divulgados detalhes sobre o redimensionamento do policiamento no Complexo do Alemão.

Suspeitos identificados


A Polícia Civil identificou os suspeitos pelos tiros no Desafio da Pazna segunda-feira (27). Segundo a PM, os disparos foram direcionados ao contêiner da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Vila Cruzeiro. A base chegou a ser atingida, no bairro 13.

Também foram ouvidos disparos do alto da Pedreira. O Bope, BChoque e GAM realizaram uma varredura na região nesta segunda-feira em busca de suspeitos. O policiamento foi reforçado na região.

O governador Sérgio Cabral comentou a ação ousada dos bandidos no Alemão.

— O Alemão era o centro nervoso do tráfico. Não conseguiremos resolver todo o problema em dois anos, mas temos de ter perseverança.

O Desafio da Paz inclui no percurso de 5 km a rota de fuga dos traficantes em 2010, quando a polícia ocupou o Complexo do Alemão.

Violência

Por ao menos dois dias da semana passada - quinta (23) e sexta (24) -, o comércio no Complexo do Alemão permaneceu fechado. Segundo moradores do conjunto de favelas, a ordem teria partido de traficantes, após a morte de um criminoso em tiroteio com policiais militares, na noite de quarta (22), na localidade do Areal.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.