Rio terá 10 mil PMs na final da Copa do Mundo
Ao todo, 26 mil homens farão a segurança da partida Argentina x Alemanha
Rio de Janeiro|Do R7
Pelo menos 26 mil agentes estarão de prontidão para garantir a segurança da final da Copa do Mundo, marcada para domingo (13) no estádio do Maracanã, no Rio. Desses, 10 mil serão policiais militares. Além dos milhares de torcedores, principalmente argentinos, o evento irá contar com a presença de chefes de Estado. A chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, já confirmaram presença, assim como a presidente Dilma Rousseff, que fará a entrega da taça.
Segundo a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, 10 mil PMs vão trabalhar na operação do jogo entre Alemanha e Argentina. Outros 4.984 estarão em serviço no sábado (12), véspera da partida. A segurança no interior do estádio será feita por cerca de 1.500 seguranças privados, os "stewards". A origem dos demais agentes de segurança não foi detalhada.
A presença da Argentina na final gera maior precaução por causa do grande número de torcedores esperado na cidade. Algumas dezenas de milhares deverão vir mesmo sem ter ingresso. Apesar disso, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que não haverá nenhuma medida fora do esperado.
— É aquilo que tinha sido inicialmente planejado para uma final. O plano está rigorosamente dentro do previsto.
Cardozo se mostrou satisfeito com a segurança apresentada na Copa até agora.
— Nos deixa tranquilo saber que manteremos o padrão de excelência que temos mantido desde o início [da Copa].
O plano completo de segurança para a final de domingo será anunciado nesta sexta-feira (11).
Ainda na segunda rodada da Copa do Mundo, no dia 18 de junho, a segurança do Maracanã sofreu um grande revés. Na ocasião, cerca de 200 torcedores, na maioria chilenos, invadiram o estádio a fim de assistir ao jogo entre Espanha e Chile. Na invasão, eles chegaram depredar a área de imprensa do Maracanã. Após o episódio, a segurança no local foi amplamente reforçada.