Vereadores pedem renúncia de membros governistas da CPI dos Ônibus
Grupo da oposição também quer que Eliomar Coelho seja presidente da Comissão
Rio de Janeiro|Do R7
Vereadores de oposição pediram na tarde desta terça-feira (13) a renúncia dos quatro membros da CPI dos Ônibus que são aliados do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Eles exigiram também que Eliomar Coelho (PSOL), vereador que propôs a Comissão, assuma a presidência.
O grupo formado pelos vereadores Eliomar Coelho, Renato Cinco, Paulo Pinheiro, Jefferson Moura (PSOL), Marcio Garcia (PR), Teresa Bergher (PSDB), Reimont (PT) e Leonel Brizola Neto (PDT) também deve pedir anulação da sessão de instalação da CPI realizada na sexta-feira (9).
Na noite desta terça, os vereadores têm um encontro com o procurador-geral de Justiça do Estado, Marfan Vieira, para denunciar irregularidades na abertura da CPI.
Um grupo de manifestantes ocupam a Câmara desde que os membros da comissão foram escolhidos. Para Eliomar Coelho, os parlamentares devem ouvir os manifestantes, que pedem a saída dos membros da bancada do governo da comissão: Chiquinho Brazão, presidente da comissão, Professor Uóston, Jorginho da SOS (todos do PMDB) e Renato Moura (PTC).
— O Legislativo precisa ter sensibilidade para o clamor das ruas. Estamos tentando sair do impasse criado desde a instalação da CPI.
Segundo a assessoria de Eliomar, os vereadores da oposição entenderam que a sessão de instalação feriu a legalidade porque não foi convocada por Eliomar, não foi aberta ao público e não foi conduzida pelo parlamentar.
De acordo com o regimento interno da Casa, a sessão de instalação deve ser conduzida pelo vereador da comissão que tem mais idade. Porém os vereadores devem emitir um projeto de resolução pedindo mudanças para o regimento. Eles querem que apenas os proponentes possam presidir as comissões, caso o projeto seja aprovado.