Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Witzel anuncia pasta provisória para extinção da secretaria de segurança

Estrutura deve funcionar até junho de 2019. Polícias militar e civil passarão a ter status de secretaria no novo governo do RJ

Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*, com Agência Brasil

Governador eleito vai acabar com a Secretaria de Segurança
Governador eleito vai acabar com a Secretaria de Segurança Governador eleito vai acabar com a Secretaria de Segurança

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou a criação de uma “pasta temporária” que ficará responsável pela transição do setor da segurança pública junto ao Gabinete de Intervenção Federal.

A estrutura provisória deve funcionar até junho do ano que vem quando, segundo o futuro governo, a intervenção "concluirá a consolidação das aquisições feitas com os recursos federais que estão sendo empenhados até 31 de dezembro de 2018".

A pasta, que ficará sob o comando do engenheiro Roberto Motta, cuidará da transição das funções e atribuições da atual Seseg (Secretaria de Segurança) para a futura estrututura de segurança pública do governo Witzel. 

Leia também

O ex-juiz federal já havia confirmado a extinção da secretaria de segurança. De acordo com o governador, acabar com o órgão é necessário para atingir o tráfico de drogas e de armas no Rio de Janeiro. No futuro governo, as polícias militar e civil terão status de secretaria.

Publicidade

Para Witzel, a estrutura atual não funciona, porque segurança pública passa por questões relativas a direito penal, que não prevê essa estrutura. "Não se faz segurança pública sem processo penal, sem infiltração e sem levantar sigilos fiscal e telefônico", defendeu Witzel no Fórum de Governadores, em Brasília, na última quarta-feira (12).

Leia também: Wilson Witzel defende 'tiro na cabeça' de criminosos com fuzil

Publicidade

Durante o evento, o governador eleito classificou o modelo de segurança como ultrapassado e criticou uma suposta politização das secretarias de segurança que, para ele, prejudica o trabalho da polícia. 

Witzel também anunciou a criação, por decreto, de um conselho com participação de representantes do Judiciário, do Ministério Público e das polícias. O governador eleito disse ainda que é preciso fortalecer as polícias Civil e Militar, especialmente na área da investigação, para melhorar o sistema de segurança pública.

Publicidade

A decisão de extinguir o órgão estadual foi criticada pelo interventor federal, general Braga Netto, e o secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes.

Braga Netto demonstrou preocupação com o legado da intervenção federal. Já para Nunes, a separação das polícias em duas secretarias pode gerar dificuldade administrativa e de integração das inteligências da Polícia Civil e da Polícia Militar. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.