Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Acordo dá conta bancária para haitianos em SP

Convênio tem duração de dois anos e tem como objetivo garantir a cidadania aos estrangeiros

São Paulo|Do R7

Refugiados haitianos vão ganhar conta bancária em SP
Refugiados haitianos vão ganhar conta bancária em SP

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania firmou um convênio com o Banco do Brasil para a abertura de contas para imigrantes residentes em São Paulo. O despacho foi publicado na edição de sábado (10) do Diário Oficial da Cidade. O acordo tem duração de dois anos e, segundo a publicação, tem como objetivo garantir a cidadania aos estrangeiros. Não há detalhes de quais serão as exigências para que os imigrantes possam abrir conta bancária por meio do convênio.

Centenas de refugiados do Haiti chegaram a São Paulo em abril, sem ter local adequado para ficar. Eles estavam, principalmente, em um abrigo de Brasileia, cidade de 22 mil habitantes no sul do Acre, que teve de ser fechado por causa da cheia que atinge o Estado.

A chegada dos imigrantes causou indignação na Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo. A titular da pasta, Eloisa de Souza Arruda, acusou seu colega Nilson Mourão, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Acre, de ser "desleal" por não tê-la procurado antes de financiar a viagem dos refugiados. Mourão, por sua vez, diz que a secretária precisa "se informar melhor" sobre a situação.

Ministério Público Trabalhista convocará quem emprega mão de obra de haitianos

Imigrantes "deportados": "Se minhas pernas pudessem caminhar cem dias seguidos, voltaria ao Haiti"

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.