Agentes da CET prometem paralisar atividades em SP
Marronzinhos devem cruzar os braços no dia 4 de junho por reajustes salariais
São Paulo|Do R7
Os agentes de trânsito da cidade de São Paulo prometem mobilizações para os próximos dias. Nesta terça-feira (27), a categoria pretende realizar uma doação de sangue solidária — trabalhadores que participam dessa atividade podem faltar no emprego sem desconto — como meio de protesto. Assim como há dois anos, espera-se que boa parte dos 4.500 profissionais da área deixe de trabalhar no dia da doação. Também há uma paralisação de 24 horas programada para 4 de junho, quarta-feira da semana que vem.
De acordo com Osmar Torres, secretário-geral do Sindviários (Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação de Tráfego do Estado de São Paulo), as ações têm o intuito de chamar a atenção da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a pauta de reivindicações dos marronzinhos.
Eles pedem, entre outros itens, reajuste salarial de 6,5% e aumento real de 5,5%, assim como R$ 4.500 em participação nos resultados da empresa, controlada pela prefeitura.
Empresas também terão que pagar multa por greve de ônibus na capital
Leia mais notícias de São Paulo
As manifestações foram aprovadas em uma assembleia realizada na quarta-feira (21). Torres diz que cerca de 400 profissionais compareceram à votação. Ele tem expectativa de que um grande contingente de marronzinhos participe da doação voluntária de sangue na terça-feira.
— Se for como há dois anos, várias áreas operacionais vão parar e a CET terá muita dificuldade de montar faixas reversíveis na parte da manhã, por exemplo.
Greve
Outro ponto que foi deliberado é uma greve por tempo indeterminado da categoria a partir da segunda-feira, 9 de junho. Trata-se da semana em que começam os jogos da Copa do Mundo (a partida inicial será em 12 de junho).
Os Sindicato dos Metroviários também avaliam a possibilidade de paralisação nas próximas semanas, inclusive na de abertura do torneio de futebol. Uma assembleia às 18h30 de terça-feira decidirá os rumos do movimento.














