Alckmin se diz "muito feliz" com chuva
Para meteorologista, no entanto, nível do Sistema Cantareira não deve subir muito
São Paulo|Do R7
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se disse "muito feliz" com a chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo nesta terça-feira (15). Isso porque a água seguiu para o nordeste, onde está o Sistema Cantareira, que passa uma crise hídrica que pode levar a população a enfrentar rodízio no futuro.
Durante um evento de entrega de ônibus para transportes de crianças e jovens a entidades assistenciais, Alckmin foi questionado por um repórter se estava feliz com a chuva.
— Muito, né? A Sabesp está fazendo um trabalho enorme no sentido de redução de perdas e a nossa preocupação é o sofrimento das pessoas, é não impor sofrimento para as pessoas. Então, vamos fazer o possível para fazer o máximo de medidas que não prejudiquem a população.
Apesar da comemoração do tucano, a situação não deve mudar muita coisa. De acordo com a meteorologista Aline Tochio, da Climatempo, na cidade de São Paulo, entre 8h e 12h desta terça-feira, foram registrados 12,8 milímetros de chuva. A medição foi feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mirante de Santana, zona norte da capital paulista. O volume corresponde a quase 17% do que é esperado para o mês de abril.
Após pequena alta, nível do Cantareira volta a cair e fica em 12%
Leia mais notícias de São Paulo
Depois de passar por São Paulo, a chuva seguiu para a região de Bragança Paulista e o sul de Minas Gerais, onde está o Cantareira, principal manancial paulista, que abastece 47,3% da região metropolitana.
— A chuva não está ajudando muito, não. Tinha que chover bem mais e por vários dias seguidos.
Ela explica que, para este mês, não há previsão de um fenômeno assim
— A gente até tem outra frente fria chegando no domingo de Páscoa, mas a mesma situação de agora, ou seja, dá um temporal no sábado, no domingo fica mais fechado, mas na segunda-feira já não tem tanta chuva, só fica meio nublado.
Madrugada fria
Ainda de acordo com os dados do Inmet, a madrugada desta terça-feira foi a mais fria deste ano, com mínima de 16,1 °C. A previsão para quarta-feira (16), segundo a Climatempo, é de um pouco mais de abertura de sol pela manhã e risco de chuva à tarde.