Auditório do Memorial atingido por incêndio passa por limpeza
Trabalhos devem durar duas semanas; após isso, IPT vai fazer nova vistoria
São Paulo|Do R7
Até o fim deste mês o auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, zona oeste de São Paulo, está passando por trabalhos de limpeza, após ter sido atingido por um incêndio, no fim de novembro. Após essa etapa, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) vai fazer uma avaliação das obras estruturais que vão precisar ser feitas no local.
Os engenheiros já haviam constatado que não houve danos à estrutura do prédio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Sérgio Jacomini, diretor administrativo e financeiro do Memorial e responsável pelas obras de reforma, afirmou que não há um prazo estipulado para a reabertura do espaço.
De acordo com o diretor, após a fase de reformas estruturais, será feita a parte arquitetônica. Ele disse que a direção do Memorial já tem dialogado com o escritório de Niemeyer, que se dispôs a refazer o auditório.
Leia mais notícias de São Paulo
Antes de incêndio, Memorial tentava se popularizar para atrair novos públicos
Presentes desde a inauguração, funcionários lembram início do Memorial da América Latina
O incêndio
Na tarde de 29 de novembro as chamas tomaram conta do auditório. O formato do prédio e a grande quantidade de revestimentos, de cadeiras e própria tapeçaria, dificultaram o controle do incêndio.
Durante os trabalhos, 25 bombeiros ficaram feridos, sendo que quatro permaneceram internados. A principal hipótese é de que o fogo começou após um curto-circuito na iluminação de emergência do auditório.