Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cantareira deve sair do volume morto até quarta-feira

Pluviometria deste dezembro atingiu 225,2 milímetros e já superou a média histórica do mês

São Paulo|Do R7

Cantareira está quase saindo do volume morto
Cantareira está quase saindo do volume morto Cantareira está quase saindo do volume morto

Com as chuvas de fim de ano, o sistema Cantareira deve deixar o volume morto entre terça (29) e quarta-feira (30) desta semana.

Será a primeira vez que o reservatório voltará ao nível "zero" em um ano e sete meses. Desde maio de 2014, o Cantareira está no vermelho.

Neste sábado (26), o nível do sistema era de 1,3% negativo (o índice que fica negativo quando o volume morto está em uso é divulgado pela Sabesp desde 16 de abril por ordem da Justiça — antes, a empresa só divulgava índices positivos, que levavam em consideração a água da reserva técnica).

Nos últimos dias, o sistema vem recuperando, em média, de 0,3 a 0,4 ponto percentual de sua capacidade diariamente. Caso as chuvas persistam, mais quatro dias (incluindo este domingo, 27) seriam suficientes para reabilitar o sistema.

Publicidade

Neste mês, a pluviometria acumulada na região do Cantareira atingiu 225,2 milímetros, superior à média histórica do mês, que é de 219,4 milímetros. Ainda, porém, está longe da taxa de anos chuvosos, como 2009, quando as chuvas na região chegaram a 418,8 milímetros.

Bônus mais difícil

Publicidade

Na última quarta-feira (23), em coletiva à imprensa, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, anunciou que a Aresp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou a atualização dos índices usados para calcular o desconto para quem economiza água.

Na prática, receber o bônus vai ser mais difícil no ano que vem.

Publicidade

Kelman afirmou que o objetivo é "dar um estímulo extra" para quem ainda pode economizar mais água.

— A Sabesp e o Estado de São Paulo foram os únicos do País a tomar essa iniciativa bônus na conta. Nós estamos agora dizendo o seguinte: vamos manter o bônus, mas com condições um pouco mais difíceis. É a verdade. Não estamos escamoteando isso.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.