Com 12,5%, nível do Sistema Cantareira bate mais um recorde negativo
Ministério Público vai apurar se houve má gestão da água em São Paulo
São Paulo|Do R7
O nível de água no Sistema Cantareira continua caindo e registrou, mais uma vez, o pior índice de abastecimento da história. Nesta quarta-feira (9), o volume de água chegou a 12,5%, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Nesta terça-feira (8), o nível estava em 12,7% e, no mesmo período do ano passado, o reservatório tinha 62,9% de água.
Nesta terça-feira, o MPE (Ministério Público Estadual) decidiu abrir investigação para apurar responsabilidade do governo do Estado pela atual crise hídrica do Sistema Cantareira que ameaça mais de 14 milhões de pessoas de racionamento na Grande São Paulo e na região de Campinas.
Promotores do Meio Ambiente decidiram instaurar um inquérito civil para investigar se o governo Geraldo Alckmin (PSDB) gerenciou mal os recursos hídricos do Cantareira e como a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) fez uso da outorga renovada em 2004 para captar água do principal manancial paulista e distribuir na região metropolitana.
Leia mais notícias de São Paulo
População de SP teve que racionar água pelo menos três vezes nos últimos 15 anos
Medo de faltar água já traz prejuízos para prestadores de serviços em São Paulo