Com paralisação, trens da CPTM operam parcialmente nesta manhã
Duas linhas funcionam normalmente, duas não operam e duas estão com circulação parcial
São Paulo|Do R7
Duas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estão totalmente paralisadas na manhã desta quarta-feira (3) por causa da greve dos funcionários da companhia.
As linhas 10-Turquesa e 12-Safira não operam. Já as linhas 7-Rubi e 11-Coral operam parcialmente, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm circulação normal nesta manhã. As linhas do Metrô também funcionam normalmente.
Veja como está a operação:
Linha 7-Rubi: operação parcial entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato, com intervalo aproximado de 20 minutos
Linha 8-Diamante: operação normal.
Linha 9-Esmeralda: operação normal.
Linha 10-Turquesa: operação paralisada.
Linha 11-Coral: operação Expresso Leste - entre as estações Luz e Guaianases.
Linha 12-Safira: operação paralisada.
A SPTrans informa, em nota, que, em virtude da paralisação da CPTM, haverá reforço nas linhas de ônibus que circulam por ramais atendidos pelos trens da companhia na cidade.
Leia mais notícias de São Paulo
A estimativa é que quase 2 milhões de pessoas devem ser afetadas, nesta quarta-feira, pela paralisação dos trabalhadores da CPTM. Os ferroviários prometeram parar a circulação até, pelo menos, as 14h.
Os trabalhadores decidiram pela paralisação durante assembleia realizada na noite de terça-feira (2), depois que a categoria não aceitou a proposta oferecida pelo governo do Estado de São Paulo de aumentar os salários em 7,72%, mais 10% nos demais benefícios. Uma nova assembleia será feita na tarde de hoje para decidir se o movimento de paralisação continua.
A categoria quer 7,89% de reajuste salarial mais 10% de aumento real. A linha 11 é a que tem o maior número de usuários: 725 mil pessoas por dia.
O TRT determinou que 90% do efetivo atue no horário de pico, entre as 4h e as 10h e entre as 16h e as 21h, e 60% nos demais. Caso o pedido não seja acatado, os sindicatos serão multados em R$ 100 mil por dia.