Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI da merenda tem confusão e confronto com a PM em SP

Ao menos um estudante foi detido após tumulto para forçar a entrada em reunião

São Paulo|Giorgia Cavicchioli, do R7

Um manifestante foi detido após confusão nesta manhã
Um manifestante foi detido após confusão nesta manhã Um manifestante foi detido após confusão nesta manhã

A reunião marcada para esta quarta-feira (14) da CPI da merenda na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) começou com confusão e confronto entre a Polícia Militar e manifestantes. Somente dez jovens foram autorizados a entrar na sala para acompanhar os depoimentos previstos para hoje — que inclui o testemunho do deputado Fernando Capez, presidente da Alesp — e, por volta das 9h, um grupo de estudantes que ficou de fora tentou forçar a entrada para acompanhar a sessão e foi impedido pela polícia, que usou gás de pimenta contra o grupo. Houve empurra-empurra e ao menos um jovem foi detido pela PM e retirado do local.

Após a confusão, a sessão começou um pouco antes das 9h30, ainda sem a presença de Capez. O deputado é investigado pelo MPE (Ministério Público Estadual) por suspeita de receber dinheiro desviado de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar. O nome dele foi citado por suspeitos que fizeram acordo de delação premiada com a Justiça. Além de Capez, também estão previstos para esta quarta os depoimentos de José Merivaldo dos Santos e Luiz Carlos Gutierrez.

A reunião começou em meio ao clima tenso e tumultuado e Marcos Zerbini (PSDB), presidente da CPI, decidiu fazer uma pausa para que a situação fosse normalizada. Segundo ele, os estudantes presentes estavam querendo "tumultuar" a sessão e o deputado da oposição, Alencar Santana (PT), que compõe a comissão, estava com dificuldade de respirar. Alencar tentou intervir na confusão ocorrida do lado de fora e foi atingido por spray de pimenta.

CPI da merenda será concluída até outubro, diz Capez

Publicidade

CPI da merenda é aprovada na Assembleia de SP

No intervalo, a PM retirou os manifestantes que estavam na frente da porta da sala para outra parte do corredor da Alesp. Foi possível ouvir gritos e mais confusão. O grupo que estava na sala permaneceu no local, mas a sessão continuou interrompida e os deputados começaram a debater se mudarim a reunião de espaço para permitir a entrada de todos os estudantes que estão na Alesp, já que a sala usada estava lotada. Foi definido que a sessão continuaria no mesmo lugar e por volta das 11h30 a reunião foi retomada com o depoimento de Capez. 

Publicidade

Ex-assessor de Capez diz a CPI que foi coagido

A PM informou que o manifestante detido foi encaminhado para o 36º DP e que dois policiais ficaram feridos na confusão. Uma das agentes teve escoriações nas mãos e no rosto. Ainda segundo a corporação, o gás de pimenta foi utilizado como forma de defesa para afastar os manifestantes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.