Crise hídrica: Alckmin autoriza contratação emergencial de caminhões-pipa para Itu
Contrato emergencial de R$ 2 mi vai durar 30 dias e será prorrogado se houver necessidade
São Paulo|Do R7
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a Defesa Civil do Estado a contratar 20 caminhões-pipa para distribuição de água para Itu, no interior paulista. A cidade sofre com falta de água há meses. De acordo com informações do governo, o contrato no valor de R$ 2 milhões é emergencial e vai durar 30 dias. O reforço pode ser prorrogado, "se houver necessidade".
Além dos caminhões, a Defesa Civil também vai disponibilizar sete caixas flexíveis que serão espalhadas pela cidade. As caixas funcionarão como postos de distribuição de água. O abastecimento de água na cidade é feito por uma empresa privada, sob gestão do município, mas é atribuição da Defesa Civil atuar nesse tipo de situação.
Ainda de acordo com informações do governo, a decisão foi tomada nesta quinta-feira (23) após reunião entre secretário da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Itu.
Leia mais notícias de São Paulo
Guarda de Itu escolta caminhões-pipa para evitar saques
Contra falta d'água, moradores de Itu queimam ônibus
A Sabesp também enviou um engenheiro da empresa para dar consultoria aos técnicos da empresa privada responsável pelo abastecimento na cidade.
Câmara de Itu amanhece destruída após manifestação
Moradores de cidade de SP buscam água em mina cercada de mato e de lixo