Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guarda de Itu escolta caminhões-pipa para evitar saques

A cidade está sob racionamento há nove meses e algumas regiões ficam até 20 dias sem água 

São Paulo|Do R7

Caminhões-pipa abastecem bairros de Itu desde setembro
Caminhões-pipa abastecem bairros de Itu desde setembro Caminhões-pipa abastecem bairros de Itu desde setembro

Caminhões-pipa que abastecem bairros de Itu, na região de Sorocaba, interior paulista, estão sendo escoltados por viaturas da Guarda Civil Municipal para evitar saques. A cidade está sob racionamento há nove meses e algumas regiões chegam a ficar até 20 dias sem água nas torneiras.

Houve casos de tumulto, depredação e saque de água quando os caminhões entraram nos locais sem abastecimento. Os bairros críticos ficam na região do Pirapitingui, onde duas rodovias foram interditadas e um ônibus incendiado durante protestos, no domingo (12) e na segunda (13).

A prefeitura informou que a escolta é feita desde terça-feira (14) para os veículos que atendem aos bairros onde aconteceram protestos violentos e abordagens dos caminhões-pipa. De acordo com a GCM, foram mobilizados sete viaturas e 16 homens. No entanto, conforme matéria do R7, essa prática já ocorre na cidade desde setembro pela concessionária Águas de Itu 

Moradores de Itu são obrigados a improvisar para conseguir água

Publicidade

No bairro Cidade Nova, um dos mais afetados, moradores fazem filas em três bicas para encher galões. A água também é retirada com baldes do lago cedido pelo dono de uma chácara. Na cidade, circula um abaixo-assinado pedido intervenção estadual no município.

Campinas

A Sanasa, empresa de abastecimento de Campinas, admitiu nesta quinta-feira (16), o rodízio na distribuição de água. Mais de cem bairros abastecidos pelo Sistema Norte, que retira água do rio Atibaia, ficarão sem água das 8h às 14h. O desabastecimento, segundo a empresa, atingirá 180 mil pessoas. Avaliação realizada de manhã mostrou que o rio está com excesso de poluentes e baixa concentração de oxigênio, comprometendo em 30% a captação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.