Demissão é 'absurda', diz fiscal que denunciou secretário de Haddad
Antônio Donato foi acusado de receber dinheiro de quadrilha suspeita de corrupção na prefeitura
São Paulo|Do R7
Após acusar o secretário municipal de Governo, Antonio Donato, de receber dinheiro da quadrilha responsável por fraudar a arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviços), Paula Sayuri Nagamati classificou de "absurda" sua demissão de um cargo de confiança na prefeitura. Ao MPE (Ministério Público Estadual), ela disse que o bando financiou a campanha de Donato para vereador em 2008. Hoje, ele é o homem forte da gestão Fernando Haddad (PT).
Abordada na quinta-feira (7) pela reportagem, a ex-chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Finanças na gestão Gilberto Kassab (PSD) não quis se estender.
— O que eu tinha para dizer foi dito ao Ministério Público.
Fraude milionária: propina garantia certificado de quitação do ISS
Controlador quer checar envolvimento de construtoras em fraude na prefeitura de SP
Na quarta-feira (6), a coluna Direto da Fonte revelou o teor do depoimento de Paula ao MPE no dia 31 de outubro. Aos promotores, disse ter ouvido do ex-subsecretário da Receita Ronilson Bezerra Rodrigues, apontado como líder da quadrilha que teria desfalcado a prefeitura em até R$ 500 milhões, que o grupo "apoiou a campanha" de Donato com "dinheiro fruto da fiscalização". O secretário nega.
A exoneração de Paula do cargo de supervisora técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi publicada no Diário Oficial da Cidade de quinta-feira, em portaria assinada por Donato.
Desconfortável
Na quinta-feira, o prefeito Fernando Haddad justificou a exoneração de Paula.
— Se o secretário está desconfortável com a situação, em função da proximidade dela, dos conhecimentos que ela tem sobre o assunto, mesmo que não tenha envolvimento direto, o fato de não ter informado antes isso (a fraude no ISS) faz com que a pessoa se retraia, é natural.
Gravação cita R$ 200 mil doados a secretário de Haddad
"Essa história toda foi uma surpresa", diz secretário de Haddad sobre fraude na prefeitura
Segundo ele, Paula "poderia ter evitado muitos transtornos à prefeitura se tivesse contado o que sabia antes". Haddad disse que "as pessoas muito próximas do grupo estão perdendo cargo de chefia". Ele afirmou ainda que outros servidores devem ser exonerados.