Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Departamento de Medicina Preventiva da USP repudia casos de violência dentro da universidade

Professores e pesquisadores afirmam não ter conhecimento sobre os casos e confessam falha

São Paulo|Do R7

Em nota, o Departamento de Medicina Preventiva da USP (Universidade São Paulo) expressou indignação diante dos casos de violação de direitos, discriminação e violências ocorridos na Faculdade de Medicina da USP.

“Também estamos consternados com o fato de não termos estado cientes de toda essa situação e, portanto, falhado em proteger os mais vulneráveis e mesmo já estarmos atuando para prevenir tais situações”, diz a nota.

O departamento também manifesta “total solidariedade às vítimas e defendemos uma série de intervenções para mudar essa situação. Iniciamos declarando nosso total e fundamental apoio aos alunos que, corajosamente, tornaram públicas as violações”.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

“Apoiamos o trabalho sério e competente que foi realizado até agora pela Comissão contra Violência, Preconceito e Consumo de Álcool e Drogas da FMUSP e confiamos na aprovação do seu relatório pela Congregação. E sabemos que ora apenas se inicia um longo e paciente trabalho para uma nova cultura institucional”.

O departamento afirma que deposita expectativas e esperanças na decisão do diretor da Faculdade, o professor Auler, de criação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da FMUSP, que prevê ouvidoria, apoio às vítimas, responsabilização dos autores, campanhas de promoção dos direitos humanos e iniciativas de boa convivência.

Publicidade

“Saudamos o compromisso assumido pelos alunos e por suas diversas formas organizativas (Coletivos, CAOC, Atlética e Show Medicina), comprometidos em não mais admitir nenhuma manifestação ou ato de violência e discriminação.”

Ainda de acordo com o departamento, os casos de violência sexual, assédio moral, homofobia e racismo afetam não só a FMUSP, mas também diversas Universidades do Brasil e do mundo. “Infelizmente, são ainda escassas no País as iniciativas para reconhecer e combater essas violações aos Direitos Humanos no ambiente universitário”.

Publicidade

O departamento finaliza a nota afirmando que “são urgentes e necessárias mudanças que sintonizem a Universidade com valores sociais de respeito às diferenças e boa convivência na pluralidade de indivíduos, com consequente formação de médicos adequados ao que a sociedade brasileira espera, profissionais capazes de unir a competência técnica com a ética e o respeito aos direitos humanos.”

Estudante de medicina da USP relata humilhação em “rito de passagem” da Atlética

Faculdade de Medicina da USP vai criar centro de defesa de direitos humanos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.