Economia em 7 passos: pequenas mudanças evitam o desperdício de água
Retirar excesso de comida antes de lavar louça e lotar máquina de roupas fazem a diferença
São Paulo|Do R7
A seca histórica que atinge São Paulo há alguns meses começa a se tornar realidade para muitos brasileiros e não dá sinais de que vai acabar tão cedo. Para contribuir com as mudanças de comportamento que serão tão necessárias daqui para frente, o R7 começa a publicar, nesta quarta-feira (28), uma série de matérias com dicas de economia de água.
Se você ainda não sabe como fazer sua parte, leia as sete dicas a seguir e veja como é possível diminuir o consumo com algumas pequenas mudanças de hábito. Deixar o desperdício de lado é obrigação de todos.
— O banheiro é o local onde mais se gasta água. Por isso, é importante tomar banhos mais curtos e fechar o registro enquanto se ensaboa.
— Outro cômodo que consome muita água é a lavandeira. Lave a roupa e a louça em dias alternados e use a máquina apenas quando ela estiver com sua capacidade máxima.
— A redução do tempo do banho de 15 para 5 minutos equivale a mais de 80 litros poupados, seja rápido!
— Chuveiros a gás gastam mais do que os elétricos, opte pelos chuveiros elétricos.
— Prefira retirar o excesso de comida com a esponja antes de lavar a louça. Deixe a torneira fechada enquanto ensaboa.
— Evite lavar o carro o quanto for possível. Em tempos de crise, o consumo humano é prioridade. Caso seja extremamente necessário, não use a mangueira. Prefira um balde com água.
— Escolha deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes e/ou faz a barba.
Sabesp libera consulta sobre redução de pressão. Veja como está a situação do seu bairro
Assista ao vídeo: