Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embarque em navio de cruzeiro é suspenso após surto de Covid-19

Passageiros que aguardavam em Santos (SP) para entrar no MSC Splendida foram informados de que navio está em quarentena

São Paulo|Do R7

Navio MSC Splendida, no Porto de Santos
Navio MSC Splendida, no Porto de Santos Navio MSC Splendida, no Porto de Santos

Os casos de Covid-19 em navios de cruzeiro produziram novos desdobramentos na noite deste domingo (2), quando foi suspenso o embarque dos passageiros que fariam uma viagem no navio MSC Splendida, entre Santos (SP) e Santa Catarina. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a embarcação foi posta em quarentena. 

O cancelamento do embarque ocorreu por volta das 18h30, quando os passageiros já estavam no terminal e inclusive já haviam realizado testes de Covid-19.

O mesmo MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida na quinta-feira (30) devido a um surto com 78 casos de Covid. A embarcação havia saído de Santos rumo ao Rio de Janeiro, mas acabou voltando ao local de partida.

A operação do navio foi suspensa pela Anvisa. A agência afirma que alertou a empresa no sábado (1º) sobre a impossibilidade de embarcar novos passageiros e que novamente notificou a MSC neste domingo. A empresa não se manifestou sobre o cancelamento do cruzeiro até a publicação desta reportagem. 

Publicidade

Atualmente, cinco navios de cruzeiro operam em águas brasileiras. Confira a situação das outras quatro embarcações, segundo a Anvisa:

Costa Diadema

Publicidade

A operação da embarcação foi interrompida na quinta (30). A Anvisa determinou que o navio seguisse para seu destino final, Santos, e que fizesse o desembarque de todos os passageiros dentro do protocolo previsto.

Somente passageiros com teste positivo ou residentes locais puderam desembarcar no porto de Salvador, onde estava a embarcação. O navio está a caminho do litoral paulista, onde todos os passageiros desembarcarão. Somente atividades essenciais estão autorizadas.

Publicidade

MSC Preziosa

O navio atracou na manhã deste domingo no Rio de Janeiro, onde chegou com 28 casos confirmados de Covid-19. O desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação das autoridades de saúde da situação epidemiológica a bordo.

A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico. De acordo com essa avaliação, novos embarques neste domingo foram autorizados.

Costa Fascinosa

O navio está operando. Tem capacidade para 1.083 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente. A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico e pode operar. 

MSC Seaside

A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico, podendo operar. Tem capacidade para 3.622 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente.

Anvisa

A Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde, em nota técnica publicada na sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro. A ação se dará em caráter preventivo, até que haja mais dados sobre o cenário epidemiológico, diante do aumento de casos de Covid-19 nas embarcações que operam cruzeiros marítimos na costa brasileira.

A Clia, associação que representa as empresas de cruzeiro no Brasil, diz estar surpresa com a recomendação, afirma que todos os protocolos estão sendo seguidos, com a realização de testes diários, e que os casos de Covid-19 constatados representam apenas 0,3% do total de passageiros e tripulantes transportados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.