Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Haddad admite que remoção de favela na Cracolândia pode ter problemas

Ação envolvendo seis secretarias municipais começa na quarta-feira

São Paulo|Do R7

Moradores serão removidos para abrigos, ganharão alimentação e vão trabalhar na limpeza pública
Moradores serão removidos para abrigos, ganharão alimentação e vão trabalhar na limpeza pública Moradores serão removidos para abrigos, ganharão alimentação e vão trabalhar na limpeza pública

A nova tentativa da Prefeitura de São Paulo de resolver o problema das drogas e dos moradores de rua na Cracolândia, centro de São Paulo, poderá enfrentar problemas no início, segundo o prefeito Fernando Haddad. A ação, que envolve seis secretarias, começa na quarta-feira (15).

— Não sei quais problemas vão advir dessa iniciativa, mas eles ocorrerão e nós estaremos um acompanhamento fino, um monitoramento diário para ir cobrindo as eventuais deficiências dessa iniciativa inédita. Nós vamos apreender com ela. Ela não vai nascer perfeita.

Após inspeção da Cracolândia, procurador não descarta responsabilizar governantes

Entre as medidas previstas estão a retirada das barracas que formaram uma espécie de favela na região e o tratamento dos dependentes químicos que vivem lá. Para isso, a prefeitura vai oferecer emprego em troca de moradia, alimentação e transporte.

Publicidade

— Eles [dependentes químicos] iniciam o trabalho de limpeza pública ainda essa semana, provavelmente até sexta-feira, serão uniformizados pelo programa, receberão orientação profissional pelo programa. Além do alojamento e da alimentação, eles vão receber um valor em espécie por dia trabalhado, na ordem de R$ 15.

O prefeito já disse que entre 70 e 80 alojamentos já estarão disponíveis em diversos pontos da cidade para abrigar quem for retirado das barracas da Cracolândia. Os inscritos no programa trabalharão quatro horas diárias e terão que passar por tratamento. Haddad acrescentou que aqueles que não conseguirem poderão ser internados. O Estado disponibilizou 500 leitos.

Publicidade

— No caso de a pessoa não conseguir se superar nos primeiros dias, ela terá condição de buscar o tratamento e se reinserir no programa.

Favela da Cracolândia se expande e ganha novas áreas do centro de São Paulo

Publicidade

A ação municipal acontece dois anos após a operação policial na Cracolândia que causou polêmica. Na época, o governo reforçou o efetivo no local para prender traficantes de drogas. Além disso, agentes da saúde avaliavam casos de usuários e a Justiça definia se havia necessidade de internação compulsória.

Haddad argumentou que a prefeitura ficou seis meses estudando a questão e que recebeu representantes daquela comunidade.

— Vamos aprender com o que aconteceu no passado, não vamos repetir os mesmos erros. A violência ali só vai piorar a situação. Mais de 70% das pessoas dali são egressas do sistema prisional, já cumpriram pena e não resolveu o problema. O que aquelas pessoas querem é uma oportunidade para saírem do vício e para terem uma nova chance. 

Leia mais notícias de São Paulo

Assine o R7 Torpedo, receba notícias no seu celular e concorra a até R$ 50 mil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.