Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'I love you' e 'te quiero': homens que fingiam ser estrangeiros para dar golpe do amor são presos

Operação da Polícia Civil investigou quadrilha, prendeu quatro suspeitos e encaminhou três pessoas para interrogatório

São Paulo|Edilson Muniz, da Agência Record

Homens usavam foto de prefeito de cidade da Moldávia para enganarem vítimas
Homens usavam foto de prefeito de cidade da Moldávia para enganarem vítimas Homens usavam foto de prefeito de cidade da Moldávia para enganarem vítimas

A Polícia Civil fez uma operação contra suspeitos de cometerem o golpe do amor. A quadrilha enganava mulheres que pensavam estar se relacionando com um homem estrangeiro. Quatro pessoas foram presas e três foram encaminhadas para serem interrogadas na manhã desta sexta-feira (10), em São Paulo.

O objetivo da operação foi cumprir oito mandados de prisão e outros 14 de busca e apreensão contra suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha de homens que enganavam mulheres com falsas promessas de amor e pediam dinheiro através do "golpe don Juan".

Golpe don Juan

De acordo com as investigações, um dos integrantes da quadrilha consegue o número de telefone da vítima e a chama para conversar. Segundo o delegado Milton Burguese, o grupo mandava mensagens aleatórias para várias pessoas até que escolhessem o alvo certo para aplicar o golpe. A preferência era por mulheres idosas.

Ao longo da conversa, que dura meses, o suspeito consegue fazer a mulher se apaixonar. Ele faz a vítima acreditar que é um estrangeiro ao mandar áudios com declarações de amor em inglês e espanhol, que diziam "I love you" e "te quiero".

Publicidade

Leia também

Depois de algum tempo, o namorado, que supostamente mora em outro país, diz que recebeu uma bonificação em dinheiro no trabalho e que vai para o Brasil para que, juntos, ele e a vítima possam comprar uma casa e construir a vida a dois.

Os golpistas, colombianos, usaram a foto do prefeito de uma cidade da Moldávia, um país no leste da Europa.

Publicidade

Combinada a viagem, o golpista diz que vai mandar algumas bagagens antecipadamente e pede que a vítima pegue para ele. Nesse ponto do golpe, outros integrantes assumem e entram em contato com a mulher para informar que são funcionários de uma transportadora.

Os golpistas dizem que, para pegar o material, a mulher precisa pagar uma taxa. Com isso, a quadrilha consegue altas quantias em dinheiro e recebe valores milionários de diversas vítimas que caem no golpe.

Publicidade

Início da investigação

A investigação começou quando uma mulher de idade avançada, viúva, sozinha e sem filhos foi até a delegacia para registrar uma ocorrência por a bagagem do suposto namorado não ter sido entregue, antes de ela saber que ele era parte da quadrilha. 

A mulher teve um prejuízo de mais de R$ 100 mil em empréstimos consignados.

Após alguns meses de investigação, os agentes chegaram aos envolvidos no golpe. Todos foram identificados, e uma operação para cumprir os mandados de prisão e busca e apreensão na capital e região metropolitana foi elaborada. Dois brasileiros e dois colombianos envolvidos no caso foram presos. Três pessoas foram levadas para interrogatório.

O crime em que a quadrilha se enquadra, segundo a polícia, é de estelionato emocional. As investigações continuarão ainda depois da operação. Pelo menos cinco boletins de ocorrência foram descobertos vinculados à quadrilha.

A ação foi coordenada pela 5ª Delegacia Seccional Leste, localizada na avenida Celso Garcia, no bairro do Tatuapé. A operação contou com apoio de cerca de 28 equipes da seccional e do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.