Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juiz nega liberdade a ativistas alegando serem "black blocs" e "esquerda caviar"

Laudo mostrou que objetos portados por manifestantes não eram explosivos

São Paulo|Da Agência Brasil

Militantes realizam ato pela libertação de Fábio Hideki e Rafael Marques, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo
Militantes realizam ato pela libertação de Fábio Hideki e Rafael Marques, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo Militantes realizam ato pela libertação de Fábio Hideki e Rafael Marques, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo

Ao negar liberdade para o professor Rafael Lusvarghi, e o servidor do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) Fábio Hideki Harano, detidos em um protesto em São Paulo, o juiz Marcelo Matias Pereira, da 10ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), argumentou que, se soltos, os dois poderiam promover e participar de novos protestos "provocando todo o tipo de destruição e quiçá consequências mais graves como mortes". Ele chamou os manifestantes detidos de "black blocs" e "esquerda caviar".

O pedido de revogação das prisões preventivas foi negado, pelo juiz, na última sexta-feira (1º). Na decisão, o juiz argumentou que depoimentos mostram que Lusvarghi e Harano foram flagrados portando artefatos explosivos.

— As imagens indicam que os acusados possuíam liderança e comando sobre a massa de alineados, sendo que há depoimentos consistentes que apontam que em poder dos mesmos foram apreendidos artefatos explosivos/incendiários, de modo que presentes estão os indícios suficientes de autoria.

De acordo com o juiz, o grupo, os black blocs, "atenta contra os Poderes Constituídos, desrespeitando as leis, os policiais que tem a função de preservar a ordem, a segurança e o direito de manifestação pacífica, além de, descaradamente, atacarem o patrimônio particular de pessoas que tanto trabalharam para conquistá-lo, sob o argumento de que são contra o capitalismo, mas usam tênis da Nike, telefone celular, conforme se verifica das imagens, postam fotos no Facebook e até utilizam de uma denominação grafada em língua inglesa, bem ao gosto da denominada 'esquerda caviar'".

Publicidade

Alckmin defende ação policial na prisão de manifestantes

Laudo derruba versão da polícia e ativista pode ser solto até o fim da semana

Publicidade

Laudo do IC (Instituto de Criminalística) e do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PM (Polícia Militar) de São Paulo aponta que os objetos encontrados com os dois detidos não eram explosivos.

Lusvarghi e Harano estão detidos desde o dia 23 de junho. Com base no inquérito policial, o Ministério Público denunciou Lusvarghi de incitação ao crime, associação criminosa armada, resistência e posse de artefato explosivo. A pena mínima para esses crimes é 14 anos e seis meses de prisão. Harano foi denunciado por incitação ao crime, associação criminosa armada, desobediência e posse de artefato explosivo. Se condenado, a pena pode chegar a 13 anos de prisão. Os dois alegam ser inocentes.

Mais cedo, o advogado dos ativistas, Luiz Eduardo Greenhalgh, argumentou que “as acusações são inconsistentes. O que havia de mais forte, a acusação de porte de material explosivo, agora está sendo refutada pela própria polícia”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.