Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mais da metade do Memorial foi atingida por incêndio, diz major da PM

O governador Geraldo Alckmin esteve no local e elogiou o trabalho dos bombeiros

São Paulo|Bárbara Garcia, do R7

Problema no sistema de energia pode ter causado o incêndio
Problema no sistema de energia pode ter causado o incêndio

O major da Polícia Militar Mauro Lopes afirmou que ainda não é possível precisar qual é a extensão do incêndio que atingiu o Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (29), mas estima que mais de 50% das instalações tenham sido afetadas. O fogo chegou a todos os auditórios.

— Diria grande parte [foi atingida], bem mais de 50%.

Por volta das 22h, o tenente coronel Nilton Miranda afirmou que o fogo estava controlado, mas ainda havia focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros trabalhava com três frentes. Miranda explicou que a maior dificuldade da corporação era a grande quantidade de fumaça que impedia os bombeiros de localizarem os focos de incêndio.

— A estrutura arquitetônica também dificultou o trabalho, pois não há saída de ar. Tivemos de quebrar paredes de vidro para dispersar a fumaça.


O incêndio começou por volta das 15h no forro do teto do Auditório Simón Bolívar, que estava vazio. Dezesseis bombeiros ficaram feridos, sendo 15 militares e um civil. Dois deles estão em estado grave, mas não correm risco de morrer.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima, ainda não é possível afirmar as causas do incêndio, mas relatos de funcionários indicam problemas no sistema elétrico. 


Incêndio no Memorial atinge obra de Tomie Ohtake

Leia mais notícias de São Paulo


O governador Geraldo Alckmin esteve no local e elogiou o Corpo de Bombeiros, que chegou a trabalhar com 109 homens e 64 viaturas.

— Quero aqui destacar a bravura, o trabalho dos bombeiros. Nenhum civil ficou ferido ou machucado, mas lamentavelmente são oito bombeiros que, em operação, foram feridos.

Secretaria

Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura lamentou o incêndio e disse que “tomará todas as providências necessárias para restaurar a edificação o mais breve possível — devolvendo para a população este que é um dos grandes registros da arquitetura do Brasil”.

Ainda de acordo com a nota, o 7º Encontro Paulista de Hip Hop, que aconteceria no Memorial neste sábado (30) será adiado, ainda sem data prevista para realização. No entanto, será mantida uma curta apresentação da americana MC Mahogany Jones e da DJ Simone Lasdenas, às 15h, na Praça Cívica do Memorial.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.