Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais da metade dos roubos a joalherias este ano em SP foram em shoppings

Dos 11 assaltos a joalherias apurados pelo Deic, sete aconteceram dentro de shoppings

São Paulo|Do R7, com Agência Record

Criminosos assaltaram loja do Shopping Pátio Paulista nesta semana
Criminosos assaltaram loja do Shopping Pátio Paulista nesta semana Criminosos assaltaram loja do Shopping Pátio Paulista nesta semana (ITACI BATISTA)

Tratados como prioridade pela Polícia Civil, os dois roubos a shoppings, registrados na região central e na zona sul de São Paulo em menos de 24 horas, deixaram em alerta comerciantes. Os crimes foram praticados por quadrilhas especializadas, segundo informou o secretário de segurança Pública, Fernando Grella, nesta quarta-feira (3).

Uma das ações, ocorrida na noite de terça-feira (2), teve como alvo a joalheria Sayegh, no Shopping Morumbi, que já havia sido invadida por criminosos em janeiro deste ano. Outro estabelecimento da mesma rede, instalado no shopping Ibirapuera, também na zona sul, foi roubado duas vezes nos primeiros meses de 2013.

Dos 11 assaltos a joalherias apurados pelo Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) neste ano, sete aconteceram dentro de shoppings. Deste total de ocorrências trabalhadas pelo departamento, cinco foram esclarecidas, resultando ainda na prisão de 13 suspeitos.

Apesar de São Paulo ter sofrido, em um passado recente, uma onda de roubos a shoppings, Fernando Grella não acredita que este tipo de ação possa voltar a assustar a população.

Publicidade

— Estamos trabalhando intensamente. Ontem [terça-feira] houve esse assalto. Um casal que entrou em uma joalheria e depois seguiram seis elementos armados com metralhadora. Hoje [quarta-feira], às 5h30, outro shopping. A policia já está com as imagens, já está trabalhando e o Deic já assumiu o caso e queremos o empenho de toda a Policia Civil para esclarecer isso o quanto antes. Sabemos que é uma quadrilha especializada e por isso a policia está totalmente dedicada.

Investimento em segurança

Publicidade

No segundo roubo, registrado na madrugada desta quarta-feira, ladrões levaram equipamentos eletrônicos de uma loja que vende produtos da marca de computadores Apple, no Shopping Pátio Paulista, na Bela Vista, região central, onde, menos de uma semana antes, dois homens foram presos após tentativa de assalto a uma casa de câmbio.

O diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luis Augusto Ildefonso da Silva, considerou as últimas ocorrências preocupantes.

Publicidade

— Qualquer caso que traga insegurança em um shopping é preocupante. Não só para nós, entidade, mas muito mais para os próprios shoppings, que têm como uma das características fundamentais, o zelo pela segurança e pelo conforto de seus consumidores e clientes.

De acordo com ele, a maioria dos centros comerciais do País tem investido cada vez mais em tecnologia e em ações para inibir a atuação de criminosos. Sem falar em cifras, Ildefonso afirma que a despesa com segurança é a segunda maior de um shopping center, perdendo apenas para energia elétrica.

— Hoje, a maioria tem cada vez mais se atualizado com equipamentos tecnológicos, para ter os produtos de última geração, que podem inibir [roubos]. Quando acontece algum fato, eles facilitam e muito para as autoridades policiais, a identificação dos meliantes.

Levantamento da Alshop mostra que as ocorrências dentro de shoppings no País recuaram entre 2010 e 2012. No primeiro ano, foram registrados 97 roubos, uma média de oito casos/mês. No seguinte, caiu para 68. Em 2012, passou para 44 casos.

Mas o número voltou a crescer no primeiro trimestre de 2013. Ainda conforme dados da instituição, de janeiro a março deste ano, foram 18 casos, uma média mensal de seis registros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.