Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de cem animais são resgatados por voluntários após chuvas em São Sebastião

Cães, gatos, patos e até sapos já foram ajudados por diferentes grupos; abrigo montado por moradores já tem mais de 30 pets

São Paulo|Julia Girão e Sandra Lacerda, do R7*

Animais estão sendo resgastados pelo Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres)
Animais estão sendo resgastados pelo Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres) Animais estão sendo resgastados pelo Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres)

O temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo no último fim de semana e deixou dezenas de mortos afetou também animais de diferentes espécies. Desde o domingo (19), grupos de voluntários tentam salvar os bichos nas áreas mais afetadas. Pelo menos cem animais já foram resgatados e levados a abrigos. Parte deles será destinada a adoção.

Um grupo de moradores da praia de Juquehy, em São Sebastião, criou um abrigo dentro de um estacionamento de uma igreja para animais de estimação que se perderam de seus donos em meio a chuva histórica. O abrigo funciona desde quarta-feira (22), e surgiu a partir da necessidade de amparar os animais feridos, sozinhos, assustados e desabrigados.

No estacionamento, foram colocadas tendas de praia e barracas feitas com lonas que servem como pontos de socorro aos cães e gatos. Mais de 30 pets estão sendo abrigados no local. Lá, os animais são atendidos por veterinários voluntários que dão medicação e todos os cuidados necessários.

Victoria dos Santos, estudante de medicina veterinária e voluntária do projeto, disse que, além de machucados, muitos dos animais chegam também muito “assustados e nervosos, por conta do trauma por que passaram”.

Publicidade

A voluntária ainda disse que alguns desses cães e gatos são levados para o abrigo pelos próprios donos que também estão desabrigados e não têm condições de cuidar mais dos animais. “Eles perderam tudo. Muitos têm só a roupa do corpo e não conseguem mais ficar com os bichos. É muito triste, mas estamos dando o máximo para ajudar”. Ela destaca que, apesar de alguns moradores terem perdido tudo, eles ajudam no trabalho de resgate dos animais. 

Outros moradores estão adotando os cães e gatos que precisam de lar. Grande parte dos filhotes já ganhou um novo lar, o que se repete em relação aos animais mais velhos.

Publicidade

Grupo de Resgate de Animais em Desastres

Animais de diferentes espécies e portes também estão sendo resgastados pelo Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres). A equipe do foi integrada aos esforços no litoral norte no domingo (19). O Governo de São Paulo está apoiando os profissionais.

São quatro médicos veterinários e três resgatistas, divididos em duas equipes, que atuam na Barra do Sahy e em Boiçucanga, ambas regiões do município de São Sebastião. Eles contam com duas caminhonetes para o deslocamento, medicamentos para assistência aos bichinhos, clínica veterinária para suporte de internação e apoio de institutos e ONGs (Organizações não-governamentais) paulistas para abrigar os animais e encaminhamento para adoção.

Publicidade

Leia também

Na Barra do Sahy, o grupo resgatou 40 cães e 22 gatos foram resgatados na área do desastres. Desse total, 22 cachorros e 12 felinos foram encaminhados ao Instituto Felipe Becari para adoção. Outros 16 animais estão abrigados no Instituto Verdescola. Dois cães e dois gatos estão internados em uma clínica veterinária.

Além disso, quatro gansos, seis patos, uma porca e 21 sapos foram realocados. Já em Boiçucanga, 20 animais receberam auxílio do Grupo e quatro foram resgatados.

“Muitas pessoas só conseguiram fugir com a roupa do corpo. Estamos em campo buscando os animais que ficaram em áreas de risco, muitas já sem energia elétrica. Alguns tutores estão indo conosco para nos mostrar onde os animais ficaram. Alguns estão desde domingo sem ração e sem água”, explica a médica veterinária e bombeira civil, Carla Sássi, que está presente na ação.

Os animais também precisam de doações de alimentos, remédios e itens de higiene neste momento. As equipes de resgate necessitam de latinhas de patê e ração úmida de cães, vermífugos, comprimidos e coleiras antipulgas, tapetes higiênicos e areia para gatos. O Grad divulgou um pedido de doações nas redes sociais.

Chuvas no litoral norte

O temporal que caiu no sábado (18) e domingo (19) foi o maior registrado na história do Brasil. O acumulado foi de 626 mm em São Sebastião, quando o esperado era de 250 mm. A chuva provocou ao menos 50 mortes e deixou dezenas de desaparecidos, 1.730 desalojados e 1.810 desabrigados.

A previsão de continuidade de chuva no litoral norte de São Paulo alerta para a necessidade de as pessoas buscarem apoio, em caso de situações de risco. São previstos cerca de 200 mm de precipitação para o litoral norte de São Paulo e a Baixada Santista ainda nesta semana.

"Muito triste saber que amigos e familiares perderam tudo. Muita gente perdeu tudo. É desesperador ver a cidade em que você nasceu, que você cresceu, um caos desse. Totalmente desesperador", comentou Victoria.

*Estagiárias do R7, sob supervisão de Márcio Pinho

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.