Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metrô vai comparar imagens do tumulto de ontem com manifestações de rua atrás de "agitadores"

Secretário não descarta que confusão na linha 3-Vermelha tenha sido orquestrada

São Paulo|

Passageiros ocuparam os trilhos, o que causou corte no fornecimento de energia e paralisação da circulação
Passageiros ocuparam os trilhos, o que causou corte no fornecimento de energia e paralisação da circulação Passageiros ocuparam os trilhos, o que causou corte no fornecimento de energia e paralisação da circulação

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou nesta quarta-feira (5), à rádio Estadão que o Metrô irá usar imagens das câmaras de segurança para identificar as pessoas que teriam motivado passageiros a ocupar as linhas após uma pane na linha 3-Vermelha nessa terça-feira (4). Uma falha nas portas de um dos trens paralisou todo o ramal em dez das 18 estações das 18h19 às 23h22.

Segundo o secretário, o problema teria levado entre 10 e 15 minutos para ser resolvido caso os usuários não tivessem ocupado os trilhos, porque isso forçou o desligamento da energia e a paralisação de outras composições. Para ele, "vândalos" foram responsáveis por insuflar as pessoas a parar a operação na linha, especialmente na Estação Sé.

— Alguns exaltados, com ânimo para fazer vandalismo, começaram a motivar, gritar palavras de ordem, slogans, para que as pessoas pulassem.

Usuários do Metrô reclamam do sistema em rede social após caos na linha 3 - Vermelha

Publicidade

Após problema no Metrô, usuário muda trajeto e é assaltado na zona leste de SP

Ele afirmou não ter certeza se o acionamento dos botões de emergência em sete composições da linha 3 foi "orquestrado" ou uma tentativa das pessoas de escapar do calor, já que o ar condicionado foi desligado com o corte da energia.

Publicidade

De acordo com o secretário, a Polícia Civil está fazendo uma análise da situação e a Polícia Militar está de prontidão para que o "movimento" não se replique. O Metrô, segundo Fernandes, irá comparar as imagens do tumulto dessa terça com as registradas em manifestações de rua, a fim de verificar se os supostos agitadores coincidem.

— Não vamos admitir que vândalos saiam das ruas e entrem no Metrô. Se detectarmos [no Metrô] a presença de quem estava ontem [terça], eles poderão ser acompanhados.

Publicidade

Série K

Jurandir Fernandes desmentiu o presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino de Melo Prazeres. Ao contrário do que disse o sindicalista à reportagem, Fernandes afirmou que o problema nas portas não teve início em uma composição da série K, mas na série H.

— O sindicato tem uma fobia com essa série K, uma coisa que precisa ser explicada no campo da psicologia.

Após pane e confusão, metrô funciona normalmente nesta quarta-feira

A série K faz parte de um lote de trens reformados a partir de 2008. O procedimento foi considerado "danoso" ao Estado pelo MPE (Ministério Público Estadual), já que as composições vêm apresentando problemas. Por causa disso, os contratos foram cancelados na segunda-feira pelo MPE.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.