Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mortes de ciclistas crescem 6% em 2012 em SP, diz CET

Grande maioria das vítimas era do sexo masculino e tinha, em média, 35 anos de idade

São Paulo|

Ciclista foi atropelado e teve braço decepado em acidente no domingo (10)
Ciclista foi atropelado e teve braço decepado em acidente no domingo (10) Ciclista foi atropelado e teve braço decepado em acidente no domingo (10)

O número de ciclistas mortos no trânsito da cidade de São Paulo aumentou no ano passado no comparativo com 2011, revelam dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O crescimento, de 6%, foi de 49 há dois anos para 52 ao longo de 2012. A grande maioria (51) dos ciclistas que perderam a vida era do sexo masculino. Em média, eles tinham 35 anos de idade.

A elevação das mortes ocorreu apesar de a prefeitura, ainda na gestão Gilberto Kassab (PSD), ter garantido que ampliaria a fiscalização de motoristas que desrespeitam os ciclistas no trânsito da capital. O monitoramento foi intensificado, segundo o governo municipal, em maio do ano passado.

Estatísticas da CET indicam que, no período de 14 de maio — quando a fiscalização foi ampliada — a 24 de agosto de 2012, foram registradas 212 autuações por desrespeito a quem circula de bicicleta. Isso equivale a apenas duas multas por dia em toda a cidade, em média.

Nove ciclistas são internados por dia vítimas de acidente de trânsito

Publicidade

Número de mortes no trânsito cai 9,8% em 2012

As mortes de ciclistas em São Paulo não caem desde 2010, quando 49 deles perderam a vida nas vias da capital. O número se repetiu no ano seguinte.

Publicidade

A notícia sobre o aumento de mortes de ciclistas nas vias paulistanas é divulgada na semana em que a cidade acompanha os desdobramentos do caso do operador de rapel David Santos de Sousa, de 21 anos, que teve o braço direito arrancado em um acidente na avenida Paulista no domingo (10), enquanto circulava de bicicleta para ir trabalhar.

O motorista que o atingiu, o universitário Alex Kozloff Siwek, de 21 anos, fugiu sem prestar socorro e arremessou o membro decepado no Córrego do Ipiranga, margeado pela avenida Doutor Ricardo Jafet, na zona sul.

Publicidade

Grupo faz manifestação na Paulista em memória de ciclista morta há um ano

Ciclistas prometem protesto nacional nesta terça-feira após mortes 

Outro dado publicado nesta quarta-feira, desta vez elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, revela que, diariamente, nove ciclistas são internados em hospitais públicos devido a acidentes viários. Em todo o território paulista, foram 3,2 mil pessoas internadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a um custo de R$ 3,3 milhões.

Os números da CET, constantes do Relatório Anual de Acidente de Trânsito Fatais, apontam ainda que houve queda de 9,8% no número de mortos em acidentes de trânsito em São Paulo em 2012. Foram 1.231 pessoas que perderam a vida, contra 1.365 em 2011.

Ao todo, 12,5% menos pedestres morreram: a queda foi de 617 em 2011 para 540 no ano passado. A CET atribui a diminuição ao programa de proteção aos pedestres, lançado em 2011, e que também previu a maior intensificação da fiscalização das infrações cometidas contra quem está a pé nas ruas. Por sua vez, a quantidade de passageiros ou motoristas mortos cresceu 7,5% de um ano para o outro, passando de 187 mortes para 201.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.