Nível do reservatório da Cantareira cai para 19,8%
Desde o fim de dezembro SP não registra chuvas significativas
São Paulo|Do R7
O nível do reservatório de água do Sistema Cantareira, que abastece quase 10 milhões de habitantes da capital paulista e da Grande São Paulo, está em 19,8%, informou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). É o nível mais baixo deste verão, que tem registrado chuvas abaixo da média.
Segundo levantamento diário da Sabesp, até este domingo (9), o volume de chuva acumulado para o mês no sistema é de 1,3 mm, ante média histórica do mês de 202,6 mm. Em janeiro, as chuvas também ficaram bem abaixo da média, em 87,8 mm, ante 259,9 mm esperados para o período. No final do mês, o volume de água no reservatório era de 22,2%.
A Sabesp está oferecendo desconto de 30% na conta dos usuários abastecidos pelo sistema Cantareira que economizarem pelo menos 20% do consumo médio dos últimos 12 meses. Na capital, zona norte, centro e partes das zonas leste e oeste são abastecidos pelo sistema.
Na Grande São Paulo, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba dependem da reserva da Cantareira.
Sistema Cantareira corre risco de secar, mostra estudo
Verão seco deve causar impacto em reservatórios de SP ao longo de todo o ano, dizem especialistas