Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

População de Itu faz novos protestos contra a falta de água

Na terça-feira, moradores colocaram fogo em pneus e reivindicaram solução para o problema

São Paulo|Com Agência Brasil

População está fazendo uma série de protestos contra o desabastecimento na cidade
População está fazendo uma série de protestos contra o desabastecimento na cidade População está fazendo uma série de protestos contra o desabastecimento na cidade

A população de Itu, município a 100 km da capital paulista, continua protestando contra a crítica situação de falta de água. Na terça-feira (21), moradores colocaram fogo em pneus e reivindicaram uma solução para o problema.

De acordo com a advogada Soraia Escoura, que participa do movimento Itu Vai Parar, as manifestações têm surgido espontaneamente conforme a revolta da população aumenta.

— Todos os dias têm acontecido manifestações. E não [há] uma coisa única, cada bairro faz a sua manifestação. Na segunda-feira (20) foi maior do que ontem, as pessoas estão colocando pneus nas ruas e colocando fogo para chamar, realmente, a atenção.

Guarda de Itu escolta caminhões-pipa para evitar saques

Publicidade

Contra falta d'água, moradores de Itu queimam ônibus

Soraia conta que está há 11 dias sem água em sua casa. A advogada entregou um abaixo-assinado com mais de 3.000 assinaturas no dia 14 deste mês ao Ministério Público pedindo intervenção do estado em Itu.

Publicidade

— Foi oficiado na Procuradoria-Geral um requerimento de intervenção. A promotoria também fez um requerimento de instauração de inquérito policial contra o prefeito [de Itu].

Moradores de cidade de SP buscam água em mina cercada de mato e de lixo

Publicidade

Câmara de Itu amanhece destruída após manifestação

Segundo liminar da Justiça, as residências e comércios de Itu não poderiam ficar mais de 48 horas sem água, o que não vem sendo cumprido pela concessionária Águas de Itu. Soraia defende, além disso, que seja decretado o estado calamidade pública no município. A prefeitura, por sua vez, informa que Itu ainda não se enquadra nas normas de calamidade pública, que implicaria caos total, com escolas e hospitais sem funcionar e epidemias ou surtos de doenças.

Com falta d'água, moradores de Itu (SP) chegam a saquear caminhões pipa. Relembre:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.