Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito de SP pede “paciência” após romper com 2ª empresa de ônibus em dois meses

Fernando Haddad promete que direito dos trabalhadores serão preservados

São Paulo|Thiago de Araújo, do R7

Fernando Haddad anunciou mudanças no transporte da zona leste
Fernando Haddad anunciou mudanças no transporte da zona leste Fernando Haddad anunciou mudanças no transporte da zona leste (GUTEMBERG GONÇALVES/ESTADÃO CONTEÚDO)

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (11) que o governo municipal vai pôr fim ao contrato de concessão da empresa Viação Itaquera Brasil (antiga Viação Novo Horizonte). A ausência de pagamento de salários aos trabalhadores da firma gerou uma greve durante a manhã na garagem dos ônibus, na zona leste da capital, o que tornou-se a gota d’água para a Prefeitura.

De acordo com Haddad, a Itaquera Brasil já é reincidente nas reclamações e nos problemas, verificados pela SPTrans, responsável pelo transporte público na capital paulista. É o segundo contrato que a gestão municipal a ser rompido em dois meses. Em setembro, a concessionária Oak Tree, que operava na zona oeste, encerrou as atividades por falta de pagamento de salários.

— No caso da zona leste o problema é mais grave, pois trata-se de um contrato em vigor, de concessão até 2016. Então ali a decisão teve que esperar, aguardar os procedimentos administrativos todos, para declarar caducidade do contrato por não cumprimento das obrigações. Isso significa dizer que, nesse caso específico, o contrato sim está sendo rescindido.

Haddad suspende inspeção veicular em São Paulo e rompe com Controlar

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Haddad pediu “um voto de confiança” dos trabalhadores da empresa, que com a greve afetou 21 linhas que circulam pela região, e “paciência” da população, que será atendida em caráter emergencial pela operação Paese (na garagem onde existe operação) e por outras empresas de transporte a serem contratadas em caráter emergencial. O novo planejamento começa a valer a partir da próxima segunda-feira (14).

Publicidade

— Foi justamente a área mais problemática da cidade (que foi afetada), que tem trazido muitos transtornos para a população da zona leste. A demanda de lá é que medidas fossem tomadas, para o bem e para o mal. No caso de uma concessão, o rompimento de um contrato é uma mais complicada de ser feita, mas estamos convencidos que a manutenção desses contratos continuaria a trazer prejuízos à prestação dos serviços públicos.

O prefeito aproveitou a oportunidade para assumir um compromisso de que os trabalhadores da Viação Itaquera Brasil serão ressarcidos financeiramente, tendo seus direitos respeitados, e poderão ser reaproveitados pelas empresas que passarem a prestar o serviço de transporte público na zona leste.

— Toda a gestão que faremos será pela preservação do direito dos trabalhadores, inclusive ao emprego. Vamos zelar para que nessa transição as quitações sejam feitas, respeitando o direito dos trabalhadores. Estou assumindo aqui o compromisso de que toda a gestão será em assegurar a eles todos os seus direitos e que serão, na possível contratação que vai se seguir a essa, aproveitados, porque são pessoas com experiência, motoristas e cobradores que prestam serviço há muito tempo a São Paulo, e que não tem culpa do que está acontecendo lá.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.