Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Protesto contra Copa em SP teve 2.300 policiais para 1.500 manifestantes, diz coronel

Para coletivo que organizou a manifestação, o efetivo empregado foi desproporcional

São Paulo|Fabiana Grillo, do R7, com Agência Brasil

Segundo o coronel, não foram utilizadas armas químicas ou balas de borracha e houve menos prejuízos ao patrimônio público
Segundo o coronel, não foram utilizadas armas químicas ou balas de borracha e houve menos prejuízos ao patrimônio público Segundo o coronel, não foram utilizadas armas químicas ou balas de borracha e houve menos prejuízos ao patrimônio público

O ato contra a Copa do Mundo que aconteceu neste sábado (22) em São Paulo teve a participação de 2.300 policiais militares para cerca de 1.500 manifestantes. A informação é do coronel da PM Celso Luiz Pinheiro, para quem a ação “foi bem-sucedida”.

— Para nós, a operação foi um sucesso. Se houve excessos ou erros, vamos apurar.

O número de pessoas detidas foi recorde em protestos na capital paulista: 262, segundo a contagem da Polícia Militar. Todos foram liberados. Além disso, oitos pessoas ficaram feridas, sendo cinco policiais e três manifestantes.

Essa foi a primeira vez que o "pelotão ninja" da Polícia Militar, especializado em artes marciais e sem armas de fogo, atuou em uma manifestação. Duzentos homens do efeitivo tinham esse treinamento.

Publicidade

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os motivos das detenções foram lesão corporal, resistência, desacato a autoridade, porte de arma, dano qualificado e ameaça. Entre os detidos estavam seis jornalistas — quatro repórteres e dois fotógrafos — que faziam a cobertura da manifestação. A PM não confirmou essa informação.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Pinheiro também afirmou, em coletiva de imprensa realizada neste domingo (23), que não houve necessidade do uso de armas químicas ou balas de borracha.

— A manifestação de ontem resultou em menos danos, menos confronto com a PM e menos prejuízos ao patrimônio público. Houve mais pichações do que depredações.

Publicidade

Segundo o coronel, uma nova estratégia foi adotada na manifestação, com o objetivo de isolar osblack blocs antes que começassem a praticar atos de vandalismo. A inteligência da PM notou que o movimento ia iniciar uma quebradeira e entrou em ação, fazendo um cordão humano em volta de manifestantes. 

— Foi o momento em que nós tivemos informações de que haveria quebra da ordem. A atuação começou depois que eles sairiam para fazer a quebradeira. Eles [black blocs] dão os braços e fazem um grito de guerra.

O coletivo Se Não Tiver Direitos, Não Vai Ter Copa reclamou da atuação policial: "Antes do início da marcha, fizeram um desfile militar provocando manifestantes, semelhante ao da época da ditadura, para tentar amedrontar os manifestantes. Não conseguiram. O ato seguiu forte, composto por diversos grupos, até a altura do metrô do Anhangabaú quando o efetivo desproporcional da PM se lançou sobre um grupo de manifestantes. Agressão, transgressão dos direitos e prisão em massa. Advogados presentes que acompanhavam a abordagem absurda foram agredidos por policiais e impedidos de realizar o seu trabalho”, diz o comunicado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.