Sindicato, empresários e SPTrans fecham acordo e greve de ônibus deve chegar ao fim
Paralisação aconteceu após empresa ameaçar demitir trabalhadores e salário atrasar
São Paulo|Do R7
A SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) afirmou, na tarde desta quarta-feira (4), que fechou um acordo entre representantes dos trabalhadores da Oak Tree, empresários de ônibus e a SPTrans que deve colocar fim a greve na zona oeste de São Paulo.
O acordo, segundo a Superintendência, determina que as demais empresas do Consórcio Sudoeste de Transporte passem a operar as linhas da Oak Tree, além de garantir os salários atrasados e o emprego dos trabalhadores que seriam demitidos. Segundo o SRTE, após a assinatura do acordo, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário anunciou o fim do protesto.
Ainda de acordo com o SRTE, a paralisação ocorreu porque uma das três empresas que integram o Consórcio Sudoeste de Transporte, a Oak Tree, suspendeu o pagamento dos salários e ameaçou demitir 500 trabalhadores.
Além de garantir os salários atrasados e o emprego dos trabalhadores, o acordo determina que as demais empresas do Consórcio passem a operar as linhas da Oak Tree.
Leia mais notícias de São Paulo
Zona leste
Outra greve de ônibus atingiu a zona leste de São Paulo na manhã desta quarta-feira. A SPTrans informou que os coletivos começaram a sair da garagem da Viação Itaquera Brasil, por volta das 10h30. O sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi desativado às 12h.
Funcionários da Viação Itaquera Brasil cruzaram os braços por volta das 2h40 desta quarta-feira por causa de atraso no pagamento de benefícios. Os grevistas chegaram impedir a circulação de ônibus do Paese na região perto da garagem da empresa, além de prejudicar o funcionamento do terminal Cidade Tiradentes.