Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sistema Cantareira pode "secar" até julho

Volume de água caiu pelo 23º dia seguido nesta terça-feira e chegou a 8,6% da capacidade

São Paulo|

Volume de água do Sistema Cantareira está cada vez mais baixo
Volume de água do Sistema Cantareira está cada vez mais baixo Volume de água do Sistema Cantareira está cada vez mais baixo

Caso o ritmo de queda do Sistema Cantareira, que abastece de água cerca de oito milhões de pessoas na Grande São Paulo, continue igual à média dos últimos 30 dias, o volume útil do reservatório se esgotará em 78 dias, em 30 de julho. O nível do Cantareira caiu pelo 23º dia seguido nesta terça-feira (13) e chegou a 8,6%, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). No dia anterior, havia 8,8% de água. 

Contudo, a velocidade de esgotamento pode ser maior, já que os meses de maio, junho e julho tendem a ser mais secos do que abril. Desde o dia 13 do mês passado, o sistema perdeu 3,5% de água reservada. Um ano atrás, o reservatório contava com 61,2% de sua capacidade de armazenamento de água.

Quando o volume útil terminar, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) pretende extrair o chamado volume morto do Cantareira, reserva de água que fica nas camadas mais profundas das represas, abaixo do nível das bombas. Essa quantidade de água garantiria o abastecimento na região metropolitana por mais alguns meses.

Falta de chuva ameaça abastecimento em 200 cidades de SP

Publicidade

Seca no Sistema Cantareira só ocorre a cada 3.378 anos

Água do Cantareira pode se esgotar no começo da Copa, estima Sabesp 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.