Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP fez uma Copa extraordinária, diz vice-prefeita

Prefeitura divulgou balanço do sexto e último jogo na Arena Corinthians, na quarta-feira

São Paulo|Do R7, com Agência Record

Público lotou Fan Fest (esquerda) e Vila Madalena (centro) durante jogos da Copa do Mundo
Público lotou Fan Fest (esquerda) e Vila Madalena (centro) durante jogos da Copa do Mundo Público lotou Fan Fest (esquerda) e Vila Madalena (centro) durante jogos da Copa do Mundo

A cidade de São Paulo encerrou a participação na Copa do Mundo 2014 com envolvimento de torcedores e turistas. O sexto e último jogo na Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste, foi realizado, na quarta-feira (9), entre Argentina e Holanda pelas semifinais do Mundial.

Para a vice-prefeita de São Paulo e coordenadora da SPCopa (Comitê Especial para a Copa do Mundo, Nádia Campeão, a cidade cumpriu sua missão.

— Fizemos uma Copa extraordinária. Em São Paulo, superamos todas as expectativas. Fechamos o dia de hoje [quarta-feira] com chave de ouro. São Paulo mostrou que tem capacidade de organização compatível com um evento dessa proporção. Quero parabenizar o povo de São Paulo que atendeu todos às nossas recomendações, recebeu bem os turistas e participou dos eventos com muita alegria e intensidade.

Na quarta-feira, mais de 89 mil pessoas estiveram nas ruas para assistir ao jogo. No estádio, foram cerca de 63 mil torcedores. Na Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú, a lotação máxima de 25 mil pessoas foi registrada por volta das 16h.

Publicidade

Após jogo, ao menos 26 ônibus são incendiados na Grande SP

Após derrota brasileira, PM usa bombas e gás contra jovens na Vila Madalena

Publicidade

Ponto de encontro de milhares de turistas e torcedores durante os jogos da Copa, a Vila Madalena recebeu cerca de 2.000 pessoas até as 19h de quarta-feira, número abaixo do registrado nos dias de jogos anteriores. Mas, assim como nos outros dias de jogos, a prefeitura e a Polícia Militar montaram operação de apoio de trânsito, segurança, infraestrutura e fiscalização.

A operação começou às 12h com 80 agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que trabalharam para organizar o trânsito e realizar bloqueios de vias.

Publicidade

Ocorrências policiais

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, foram registradas na Vila Madalena, entre o dia 12 de junho e o dia 8 de julho, três prisões em flagrante por tráfico de drogas; nove detenções por porte de entorpecentes, um flagrante por roubo; um ato infracional de roubo com um menor de idade e um furto. Além disso, uma arma foi apreendida e dois procurados foram recapturados;

Já na Fifa Fan Fest, nesta quarta-feira, de acordo com o Comando de Policiamento da Copa, a polícia realizou um flagrante de roubo no Vale do Anhangabaú, além de apreender um cambista que vendia ingressos para a partida entre Holanda e Argentina no estacionamento do Shopping Itaquera. 

Saúde

Dentro da Arena Corinthians, até as 20h30, o Ciocs (Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde) registrou 144 atendimentos médicos, com uma remoção para hospital da região. No entorno do estádio, foram seis atendimentos médicos, sem remoções.

Na Fan Fest, até as 20h30, o Ciocs registrou 41 atendimentos médicos no local, com uma remoção para a Santa Casa. No local, estão instaladas dois postos médicos, uma ambulância básica e uma ambulância com UTI (Unidade Tratamento Intensivo).

Na Vila Madalena, onde a festa costuma prosseguir pela madrugada, foram instaladas seis ambulâncias com 16 socorristas para prestar atendimento aos torcedores.

Trânsito

Na quarta-feira, feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, o rodízio municipal de veículos foi suspenso, mas o horário de vigência das faixas exclusivas de ônibus foi alterado e funcionaram das 6h às 20h. E por ser feriado, o trânsito na cidade foi tranquilo durante todo o dia, sem registro de congestionamentos. Já o fluxo de torcedores na chegada e na saída do estádio foi normal.

No centro, no entorno da Fan Fest, a CET bloqueou, a partir das 12h, as ruas Coronel Xavier de Toledo, junto à avenida São Luís, e Sete de Abril; a ladeira da Esplanada e o viaduto do Chá. A liberação das vias estava prevista para as 21h. A rua Líbero Badaró foi bloqueada entre as 13h e 21h.

Na região de Itaquera, na zona leste, a CET trabalhou em 26 bloqueios operacionais no entorno do estádio, como ocorre em todas as partidas na Arena Corinthians e a avenida Radial Leste foi fechada na altura da estação Artur Alvim por volta das 11h com previsão de liberação às 21h.

Na região da Vila Madalena, dez ruas e cruzamentos como Wisard, Girassol, Aspicuelta e Fidalga foram bloqueadas a partir das 12h para garantir a segurança dos torcedores. Veículos foram proibidos de estacionarem nos locais. Essa operação só termina com a diminuição da concentração de torcedores no bairro.

Limpeza urbana

Na Vila Madalena, cerca de 250 homens atuarão no bairro. A prefeitura disponibilizou ainda 160 banheiros químicos no local.

Comércio Irregular

Para coibir o comércio ambulante ilegal, a Subprefeitura de Pinheiros disponibilizou 20 homens para fazer a fiscalização na Vila Madalena.

Segurança

Na Vila Madalena, foram destacados para o bairro 60 guardas civis metropolitanos e 750 policiais militares, além de 48 seguranças privados.

Silêncio Urbano

Quatro fiscais do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) iniciaram os trabalhos na Vila Madalena a partir das 21h. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.