Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Termina rebelião na Fundação Casa de Itaquera após quatro horas

Assessoria diz que 29 pessoas foram feitas reféns e 54 internos fugiram

São Paulo|Thiago de Araújo, do R7

Polícia recapturou 17 internos que fugiram da unidade de Itaquera
Polícia recapturou 17 internos que fugiram da unidade de Itaquera Polícia recapturou 17 internos que fugiram da unidade de Itaquera (MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO)

Terminou por volta das 15h30 desta segunda-feira (12) a rebelião na Fundação Casa de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição. Todos os 29 reféns foram libertados e não houve necessidade de intervenção por parte da Polícia Militar.

Ainda de acordo com a assessoria, 54 dos 103 internos da unidade fugiram, dos quais 17 já foram recapturados nas imediações. Anteriormente, a Fundação Casa havia afirmado que 59 fugiram. O número foi corrigido.

Outros 44 permaneceram no prédio e, após uma negociação de quase quatro horas, aceitaram libertar os reféns e colocar um ponto final na rebelião, que começou por volta das 12 h desta segunda.

Entre os reféns estava o diretor da unidade. Ele foi um dos reféns libertados que apresentavam algum tipo de ferimento leve, contrariando a informação de Julio Alves, presidente do Sitraemfa, sindicato que representa os funcionários da Fundação Casa. Ele havia dito ao R7 que Mendes havia “apanhado bastante”, o que foi negado pela assessoria da instituição.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Todos os feridos – cujo número oficial ainda está sendo apurado – foram encaminhados para o Hospital Santa Marcelina e prontos-socorros da região, mas nenhum com gravidade. Também estão sendo apurados os danos materiais e os atos de vandalismo na unidade de Itaquera. De acordo com o Sitraemfa, muitos dormitórios foram destruídos.

Publicidade

A Corregedoria da Fundação Casa vai apurar as causas da rebelião. Por enquanto, a instituição nega haver qualquer ligação entre o motim em Itaquera e o que começou horas antes, na unidade da Vila Leopoldina, na zona norte da capital.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.