Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP proíbe festas com venda de bebida alcoólica

Determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado com as regras e protocolos

São Paulo|

Diretório e centros acadêmicos marcaram festa para hoje
Diretório e centros acadêmicos marcaram festa para hoje Diretório e centros acadêmicos marcaram festa para hoje

A USP (Universidade de São Paulo) oficializou, nesta quinta-feira (27), a proibição de festas com comercialização e consumo de bebida alcoólica em seus câmpus.

A determinação, aprovada pelo Conselho Gestor da Cidade Universitária em dezembro do ano passado, foi publicada no Diário Oficial do Estado com as regras e protocolos a serem seguidos para a realização de eventos nos espaços da universidade.

Contrários à determinação, o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e centros acadêmicos marcaram para hoje uma festa em protesto, chamada de Festão contra a Proibição, na Cidade Universitária.

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Com a nova regulamentação, apenas eventos festivos que tenham "compatibilidade com a vida universitária" serão autorizados. A proibição de bebidas será feita com base na lei de 2009 que veta "compra, venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas" em estabelecimentos de ensino sob administração estadual. Como as universidades têm autonomia, a USP não seguia a norma.

Publicidade

Há previsão de punições às confraternizações ilegais. Os organizadores que descumprirem as determinações estão sujeitos à responsabilização civil, penal e administrativa.

Gabriela Ferro, diretora do DCE afirma que é uma "cortina de fumaça".

Publicidade

— Eles alegam que a proibição é para evitar casos de violência, mas eles continuam acontecendo independentemente das festas. Em junho uma aluna foi estuprada dentro do câmpus quando ia ao Restaurante Universitário, essa não é a forma de se resolver o problema.

Família de estudante morto na USP recebe mensagens de solidariedade pelas redes sociais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.