Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Volume de água do Cantareira recua novamente e chega aos 20,4%

Reservatórios do Alto Tietê e Guarapiranga secaram 0,3 pontos percentuais

São Paulo|Do R7

Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê recuaram 0,3%
Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê recuaram 0,3%

O nível de água armazenada no Sistema Cantareira caiu mais uma vez e recuou 0,2 ponto percentual nesta terça-feira (1º). De acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o reservatório passou de 20,6%, registrado na segunda-feira (30), para 20,4%. No mesmo período do ano passado, o nível de água era 56,5%.

Outras duas represas também registraram queda. O Sistema Alto Tietê passou de 26% para 25,7%. O Sistema Guarapiranga caiu 0,3 pontos percentuais e passou de 71,8% para 71,5%.

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Arce, disse, na última quinta-feira (26), que 87% da população abastecida pelo Sistema Cantareira diminuiu o consumo de água. Destes, metade conseguiu economizar o suficiente para receber desconto na fatura.

Em fevereiro, a Sabesp anunciou a oferta de desconto de 30% para a população atendida pelo Sistema Cantareira que reduzisse em 20% o consumo de água. O Sistema Cantareira atende a maior parte da Grande São Paulo e é afetado pela estiagem desde o começo do ano.


Alckmin: campanha de economia de água será permanente

Depois do Cantareira, estiagem agora ameaça Alto Tietê


Em seguida, o incentivo foi ampliado para todas as cidades da região metropolitana atendidas pela Sabesp, independente de serem abastecida pelo Sistema Cantareira. Em maio, a empresa paulista ampliou o desconto também para as cidades de Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Vargem, Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morungaba e Paulínia.

Cidades de SP buscam no CE plano para manter Sistema Cantareira

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.