Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zona leste: aviso sobre reintegração foi dado há cinco meses, diz Caixa

Desocupação acabou de madrugada; banco vai fazer vistoria e reformar os imóveis danificados

São Paulo|Com R7

Moradores resistiram a ação e entraram e confronto com a PM
Moradores resistiram a ação e entraram e confronto com a PM Moradores resistiram a ação e entraram e confronto com a PM

A Caixa Econômica Federal informou em nota que "as famílias que invadiram" o condomínio Caraguatatuba, em Itaquera, zona leste da capital, "foram comunicadas sobre a reintegração no mês de setembro de 2013 por meio do oficial de Justiça" e avisadas em panfletos distribuídos pela Polícia Militar entre dezembro e janeiro deste ano.

O banco informou que "não negocia com invasores" e que "busca sempre preservar o direito dos reais beneficiários" do Programa Minha Casa Minha Vida selecionados pela prefeitura. Segundo a Caixa, assim que for concluído o processo de reintegração de posse, será feita uma vistoria no conjunto habitacional para avaliar os danos provocados pela depredação dos apartamentos e que vai recuperá-los antes da entrega definitiva.

"A Caixa garante aos beneficiários de direito, selecionados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que as unidades habitacionais serão entregues em perfeito estado de habitabilidade", informou. Segundo o banco, o local aguardava processo de legalização antes da invasão.

Reintegração em Itaquera deixa pelo menos 17 feridos

Publicidade

Reintegração de posse já dura dois dias na zona leste de SP

Desocupação

Publicidade

A Polícia Militar informou que finalizou a ação de reintegração de posse, no residencial Caraguatatuba, localizado na rua Amor de Índio, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, por volta das 3h desta sexta-feira (21). Todos os apartamentos, que foram ocupados por invasores em julho de 2013, foram esvaziados.

A reintegração de posse foi marcada por tumulto e confronto entre os moradores e a PM. Para impedir a desocupação, as pessoas que invadiram o condomínio e atearam fogo em todas as entradas. Revoltados, eles começaram a queimar alguns apartamentos e até a portaria.

Publicidade

Segundo a Polícia Civil, duas pessoas foram levadas para o 103º Distrito Policial, onde foram ouvidas e liberadas. Ao todo, 29 pessoas passaram mal no tumulto. Duas delas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e cerca de 27 pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Não há registro de feridos graves.

Cerca de 3.000 protestam contra reintegração na zona leste de SP

O policiamento continua na região, mas apenas para prevenção. A Caixa Econômica Federal contratou seguranças para evitar novas invasões no Residencial Caraguatatuba. O processo de reintegração de posse começou na última terça-feira (18), às 6h.

Pelo menos 3.800 pessoas ocuparam os 940 apartamentos do Residencial Caraguatatuba, que estava destinado a famílias cadastradas pela Prefeitura de São Paulo, com renda até R$ 1.600. A maioria das famílias beneficiadas seriam os moradores da região do Jardim Pantanal, que perderam suas casas por conta de alagamentos nos últimos anos. O local seria entregue em agosto de 2013, mas em julho foi totalmente invadido.

Desde então a Caixa Econômica tentava na justiça a reintegração do terreno para atender as famílias. O último aviso feito para os moradores foi no mês passado. 

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.