Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bronquiolite: doença de bebê de Andreoli e Rafa Brites é muito grave e número de casos aumenta no outono

Condição é causada por vírus respiratórios e pode trazer complicações, alerta pediatra

Saúde|Do R7*

Bronquiolite é preocupante, segundo especialista
Bronquiolite é preocupante, segundo especialista Bronquiolite é preocupante, segundo especialista

O filho de Rafa Brites e Felipe Andreoli foi internado com bronquiolite, infecção comum em bebês que gera acúmulo de líquidos nos pulmões e é extremamente perigosa, podendo levar à internação, segundo explica a pediatra e presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Isabella Ballalai.

— A condição acontece em consequência de vírus respiratórios, e nessa época do ano a incidência é alta. Além disso, o VSR (Vírus Sincicial Respiratório) é o que mais ataca bebês e crianças.

Uma das principais causas da bronquiolite é o VSR, cujos sintomas se assemelham aos de uma gripe: coriza, espirros e congestão nasal são os principais, disse Isabella.

Os pais devem ficar atentos ao bebê que, além dos sinais da gripe, apresenta chiado no peito e falta de ar. Esses são os principais indicativos do quadro, que a especialista descreve como preocupante.

Publicidade

De acordo com a pediatra, o perigo é maior para grupos de risco: os recém-nascidos de até um ano; prematuros de até 29 semanas; recém-nascidos de até seis meses que foram prematuros de 29 a 31 semanas; e portadores de doença pulmonar ou cardíaca de até dois anos de idade.

Vírus que ataca recém-nascidos e tem sintomas parecidos com os da gripe pode ser fatal para crianças

Publicidade

Tratamento e prevenção da bronquiolite

Quando houver chiado ou falta de ar acompanhados de um quadro de gripe, os pais levem o bebê ao pronto-socorro, onde os médicos poderão realizar um tratamento, aconselha Isabella. "Ainda não há tratamento para o VSR ou para a bronquiolite. Os médicos receitam remédios conforme os sintomas".

Publicidade

— Mas há um imunizante que o Ministério da Saúde fornece de forma gratuita aos grupos de risco no SUS [Sistema Único de Saúde]: recém-nascidos de até um ano; prematuros de até 29 semanas; recém-nascidos de até seis meses que foram prematuros de 29 a 31 semanas; e portadores de doença pulmonar ou cardíaca de até dois anos de idade. Não é uma vacina, é um anticorpo que funciona no organismo das crianças durante a estação da doença.

Além disso, há medidas básicas de saúde que servem não só para o VSR, mas para qualquer doença. A profissional recomenda que adultos resfriados e gripados devem tomar cuidado com bebês, evitando tossir e espirrar quando estão próximos às crianças, além de higienizar corretamente as mãos.

Uso de ar-condicionado aumenta risco de doenças respiratórias

Caso o quadro evolua sem o tratamento adequado, uma possível complicação a médio prazo é a asma, uma doença inflamatória das vias aéreas que causa dificuldade para respirar, conforme explicação da profissional.

Paracetamol pode aumentar risco de asma em crianças, diz estudo de universidade inglesa

*Colaborou: Juliana Cunha, do R7. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.