Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cheiro do suor pode transmitir felicidade, diz estudo

Pesquisadores descobriram que suor de pessoas mais felizes traz melhores reações emocionais

Saúde|Do R7

Cheiro do suor pode transmitir felicidade, diz estudo
Cheiro do suor pode transmitir felicidade, diz estudo Cheiro do suor pode transmitir felicidade, diz estudo

O cheiro do suor pode estar relacionado à transmissão de felicidade, aponta estudo da Associação de Ciência Psicológica, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda. A pesquisa mostra que nosso suor possui compostos químicos, quando temos alguma experiência de felicidade, pode ser percebido por outros que sentem o cheiro do nosso suor.

O pesquisador chefe da universidade, Gün Semin, afirma que ao ficar exposto ao suor produzido em situações de felicidade, os receptores do odor se “contaminam” com a felicidade emitida.

— Isso mostra que alguém que está feliz vai “injetar” sua felicidade nos demais. O suor emitido por uma pessoa feliz leva os receptores a sorrirem mais.

Suar realmente emagrece?

Publicidade

Os pesquisadores utilizaram o suor de 12 homens para o estudo. Os participantes não fumavam nem estavam tomando algum tipo de medicação. Eles também foram proibidos de ingerir álcool, ter relações sexuais e consumir comida de cheiro forte.

O estudo colocou almofadas nas axilas dos homens e mostrou imagens que induziam medo, alegria e sentimentos neutros. Para a segunda parte do estudo, 36 mulheres participaram e as almofadas foram colocadas próximas a elas para que sentissem o cheiro. Os pesquisadores disseram que nesta segunda parte somente mulheres participaram porque elas possuem melhor senso para o olfato e para as emoções do que os homens.

Publicidade

A segunda parte foi às cegas tanto para os pesquisadores quanto para as mulheres. Nem os cientistas, nem as participantes sabiam a que sensação elas seriam expostas. A expressão facial das mulheres foi percebida tanto para situações de medo, como para situações de felicidade.

Doença rara: alergia à água impede pessoas de tomarem banho, chorar e suar; entenda

Publicidade

Semin afirma que essa reação mostra um tipo de conexão entre a pessoa que suou e o “receptor” do cheiro.

— Essas descobertas, mesmo que ainda muito precocemente, mostram que nos comunicamos, tanto positivamente, quanto negativamente, nosso estado de emoção por meio de sinais químicos do suor.

O pesquisador afirma que esse estudo pode ser muito relevante para a indústria de perfumes, que poderá utilizar as emoções em suas propagandas. No entanto, Semin acredita que mais estudos são necessários para se ter uma real avaliação dos resultados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.