Saúde

8/2/2013 às 13h40 (Atualizado em 8/2/2013 às 15h02)

Diminuição das caixas de paracetamol reduzem mortes por overdose no Reino Unido

Estudo mostra que houve redução de 43% nas mortes por overdose causadas pela medicação

EFE

A diminuição do tamanho das caixas de paracetamol no Reino Unido contribuiu para reduzir em 43% as mortes por overdose causadas pela medicação, segundo um estudo publicado na última edição do British Medical Journal.

De acordo com esta investigação da Universidade de Oxford, uma lei introduzida em 1998 para reduzir o tamanho dos maços de cigarro teve o efeito desejado de diminuir as mortes por suicídio com paracetamol assim como as doenças de fígado causadas por este composto.

Os pesquisadores, liderados por Keith Hawton, examinaram dados do escritório nacional de estatísticas para analisar o impacto da lei sobre as mortes e doenças associadas com o Paracetamol e comprovaram que, após a introdução da legislação e até 2009, as mortes por overdose caíram 43% na Inglaterra e em Gales.

Assim como o número de pacientes que estão na fila pela transplante de fígado como resultado da ingestão de doses excessivas de paracetamol, que diminuiu 61% nesses 11 anos. Segundo Hawton, "achamos que isso se deve à introdução da nova lei" de redução do tamanho das caixas.

O especialista do centro para a investigação sobre suicídios da Universidade de Oxford, afirmou que, afim de reduzir as mortes por overdose causadas pelo medicamento, seria necessário aplicar outras medidas preventivas como diminuir ainda mais o número de comprimidos.

Catherine Johnstone, diretora da organização "Samaritanos", que escuta de forma confidencial pessoas com problemas, destacou a importância de que os fármacos usados em suicídios sejam menos acessíveis.

— Quando uma pessoa está em uma crise suicida, frequentemente pensa em um método facilmente acessível.

Por isso, acrescentou, é preciso assegurar que seja "ampliado o prazo entre pensamento e ação", com a esperança de que "o período de crise passará antes da tentativa de suicídio".

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe

Guia Mais - Saúde

Farmácia/Drogaria
Hospitais
Consultórios
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!