Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diretor do Instituto Butatan é afastado

Jorge Kalil será convidado para trabalhar no desenvolvimento de pesquisas do instituto

Saúde|Da Agência Brasil, com Estadão Conteúdo

Jorge Kalil foi afastado da direçaão do Instituto Butantan
Jorge Kalil foi afastado da direçaão do Instituto Butantan Jorge Kalil foi afastado da direçaão do Instituto Butantan

O cientista Jorge Kalil foi afastado da direção do Instituto Butantan, principal produtor de vacinas, soros e biofármacos para uso humano do País. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o nome do novo diretor da instituição será anunciado em breve.

Jorge Kalil será convidado pela secretaria para trabalhar no desenvolvimento de pesquisas do instituto. No último dia 8, André Franco Montoro Filho renunciou ao cargo de diretor-presidente da Fundação Butantan por discordar do modelo de gestão, “que dava todos os poderes ao presidente do instituto [Butantan] e tirava poderes do presidente da fundação”, disse na época à reportagem.

De acordo com Montoro, uma auditoria contratada pelo governo estadual vinha sendo feita, e o TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontava uma série de procedimentos administrativos equivocados.

A assessoria de imprensa do TCE apresentou um relatório preliminar das equipes de fiscalização, que ainda passará por quatro órgãos técnicos, antes de seguir para votação do conselheiro-relator. “No atual momento, o relator solicitou aos gestores e ordenadores de despesas que se manifestem para que o processo possa seguir para apreciação dos órgãos técnicos”, diz a nota.

Publicidade

Pesquisadores protestam

Pesquisadores e funcionários do Instituto Butantan realizaram na manhã desta terça-feira (21), uma manifestação em defesa de Kalil. O grupo, de aproximadamente 100 pessoas, caminhou por alguns blocos da avenida Vital Brasil, que dá acesso ao instituto, carregando cartazes com frases do tipo "Butantan em risco", "A quem interessa um Butantan fraco", e "Butantan é lugar de ciência não de política".

Publicidade

Kalil enviou na segunda-feira (20) uma carta a todos os funcionários do Butantan, dando explicações e rebatendo as críticas feitas por Montoro Filho. "Ultimamente, as iniciativas e ações da então diretoria da Fundação estavam se desviando da missão e dos objetivos do Instituto”, afirma o médico, citando situações em que Montoro Filho teria agido sem o consentimento do Conselho Curador da fundação. “Diante da conduta e da não observância do regimento da Fundação Butantan, todos os conselheiros, de forma unânime, solicitaram sua renúncia."

Um grupo de pesquisadores e funcionários também lançou na segunda-feira um abaixo assinado online pedindo a permanência de Kalil à frente do instituto. Para o pesquisador Enéas de Carvalho, que participou da confecção do manifesto, o afastamento de Kalil seria "matar a cura em vez da doença".

Publicidade

— Como qualquer lugar, o Butantan tem deficiências na gestão, mas o Kalil vem respondendo a todas essas deficiências de forma muito transparente.

Kalil está em viagem na Europa e deve retornar a São Paulo nos próximos dias.

"Vacinas da dengue e do zika são prioridades", diz diretor do Butantan

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.