Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estilo de vida e idade podem ter levado famosos ao infarto, dizem especialistas

Em pouco mais de um mês, três celebridades morreram vítimas de doença do coração

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

José Wilker, Luciano do Valle e Jair Rodrigues sofreram infarto
José Wilker, Luciano do Valle e Jair Rodrigues sofreram infarto José Wilker, Luciano do Valle e Jair Rodrigues sofreram infarto

O ator José Wilker, 67 anos, o narrador esportivo Luciano do Valle, 66 anos, e o cantor Jair Rodrigues, 75 anos. O que eles têm em comum? Além de famosos, os três morreram de infarto e todos nos últimos 33 dias. Pode até parecer coincidência eles serem homens e estarem acima dos 65 anos, mas não é. Idade, sexo e estilo de vida são fatores de risco importantes para o surgimento do infarto do miocárdio, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7. Lembrando que, além deles, o humorista Renato Aragão, 79 anos, enfartou e chegou a passar dias no hospital em março deste ano.

Os inúmeros compromissos dos famosos podem acarretar uma rotina menos saudável. A correria do dia a dia, a falta de tempo e os horários desregrados impedem a prática regular de exercício físico e a adoção de uma dieta balanceada. Além de tudo isso, o cardiologista César Jardim, do HCor (Hospital do Coração), também cita o fator estresse.

— O estresse é um fator de risco e lógico que tem sua parcela de contribuição para o infarto, mas ele sozinho não é o único culpado. Vale lembrar que, quanto mais fatores de risco, mais chance de apresentar a doença.

De acordo com o cardiologista Carlos Magalhães, diretor de promoção da Saúde Cardiovascular da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), "quanto mais velho, maior é o risco de doença cardiovascular".

Publicidade

— Por isso, pessoas acima dos 60 anos devem redobrar os cuidados com a saúde do coração. Além disso, os homens têm mais chances de enfartar que as mulheres.

Dor no peito, nos braços e enjoo podem ser sintomas de infarto

Publicidade

O médico explica que o risco de infarto iguala em ambos os sexos quando a mulher chega à menopausa, ou seja, “ela para de produzir os hormônios femininos que atuam como protetores do coração”.

— Mulheres acima dos 60 anos morrem de quatro a seis vezes mais do coração do que de câncer de mama e de colo de útero. No entanto, elas se preocupam mais com o câncer.

Publicidade

No caso de Jair Rodrigues, que foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (8) na sauna de sua casa, o calor do ambiente pode ter potencializado o surgimento da doença, explica o cardiologista da SBC.

— Pela idade, ele possivelmente já devia ter algum grau de obstrução da artéria e não sabia. Assim, o calor da sauna desencadeou uma vasodilatação periférica, queda da pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos, levando à morte súbita [infarto].

Se controle! Depressão e estresse aumentam o risco de infarto em mulheres

De acordo com dados da SBC, a doença cardiovascular é a que mais mata no Brasil, ou seja, são cerca de 340 mil vítimas fatais todos os anos. O número supera inclusice as mortes por cânceres.

Além da idade e do sexo, Jardim, ressalta que a hereditariedade é outro fator de risco importante.

— Pessoas que têm parentes de primeiro grau que enfartaram cedo, ou seja, homens abaixo dos 55 anos e mulheres abaixo dos 65, devem intensificar o checkup, pois têm mais chances de enfartar.

Renato Aragão sofreu infarto em março, mas se recuperou
Renato Aragão sofreu infarto em março, mas se recuperou Renato Aragão sofreu infarto em março, mas se recuperou

Jardim também cita "excesso de peso, sedentarismo, alimentação rica em gordura saturada, cigarro, estresse e ingestão de bebida alcólica, como outros perigos para o coração".

— Estes fatores podem ser modificados e contribuem para a prevenção.

Magalhães acrescenta que pacientes hipertensos, diabéticos e com colesterol e triglicérides alterados também correm mais risco de doença cardiovascular, “mas se mantiverem o tratamento em dia, conseguem minimizar o quadro”.

Dor no peito é o primeiro alerta

Segundo o cardiologista da SBC, o principal sintoma do infarto é a dor no meio do peito que irradia para o pescoço, mandíbula, ombros e braços, especialmente o lado esquerdo.

— Estes são os sintomas clássicos que sinalizam a evolução do infarto, mas há dores atípicas, como no caso do Luciano do Valle que apresentou dor nas costas. Como ele já tinha sobrepeso e histórico de AVC [acidente vascular cerebral], o diagnóstico de infarto poderia ter sido feito se ele tivesse procurado o serviço médico do aeroporto antes de embarcar.

Cuide de sua saúde com o R7 Dieta. Saiba mais aqui

O cardiologista Miguel Antônio Moretti, da SBC, reforça que “quanto mais rápido a coronária for desobstruída, menores serão as consequências do infarto”.

— A desobstrução da artéria pode ser feita de duas formas, com medicação ou por meio de um procedimento chamado angioplastia.

Para Jardim, o ideal é que o paciente seja atendido na primeira hora, pois na literatura médica “tempo é músculo”. Assim, o cardiologista Diego Gaia, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aconselha que a pessoa corra para o hospital logo que apresentar os primeiros sintomas.

― Se não houver ninguém para levá-la ao pronto-socorro é necessário chamar uma ambulância imediatamente.

O humorista Renato Aragão, que sofreu um infarto durante a festa de aniversário de 15 anos de sua filha Lívian, passou pelo procedimento de desobstrução da artéria e implantou um stent para mantê-la aberta. Segundo Moretti, o procedimento exige alguns dias de internação.

— Todo indivíduo que enfarta precisa ficar internado por mais ou menos cinco dias, sendo as primeiras 48 horas na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] ou em uma unidade de coronária, pois há mais risco de o paciente ter arritmia maligna ou complicação grave. Depois deste período, ele fica no quarto para o processo inflamatório no músculo cardíaco reduzir antes de receber alta médica.

As consequências do infarto dependem do grau de comprometimento do músculo, que vai apresentar dificuldade de bombeamento, avisa Moretti.

— Se a lesão for grande, o coração pode entrar num quadro de insuficiência cardíaca. Por isso, é importante que aos primeiros sintomas o paciente procure o serviço de emergência para minimizar estas complicações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.