Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-BBB Ana Carolina diz que não sabe se seu tumor no útero é maligno ou benigno: "Tenho medo, mas estou confiante"

Advogada conversa com R7 sobre sua saúde; especialista explica tumores no útero

Saúde|Ana Luísa Vieira, do R7

Ex-BBB revelou tumor em post emocionado nas redes sociais
Ex-BBB revelou tumor em post emocionado nas redes sociais Ex-BBB revelou tumor em post emocionado nas redes sociais

Ana Carolina Madeira, que participou da 9ª edição do Big Brother Brasil em 2009, comoveu seus fãs nas redes sociais ao revelar na quarta-feira (10) que foi diagnosticada com um tumor no útero. Ao postar uma série de mensagens no Twitter, Ana Carolina, de 33 anos, contou que permanece otimista: “Não é o fim da minha vida, é o recomeço dela”, publicou. Em entrevista exclusiva ao R7, a ex-BBB revelou que ainda não sabe se o tumor — descoberto na última semana — é maligno ou benigno. 

— O que eu tenho são pólipos, que são tumores presentes no endométrio, a parte mais interna do útero. Eu só vou saber eles se são tumores benignos ou não depois da cirurgia pela qual vou passar por volta do dia 1º de junho. A data exata depende da minha menstruação. 

TDPM: conheça o transtorno pré-menstrual que provoca de inchaço, melancolia e até insônia

De acordo com a ginecologista e oncologista Graziela Zibetti Dal Molin, do Instituto Lado a Lado pela Vida — que desenvolve ações voltadas ao campo da humanização em saúde —, os pólipos são elevações anormais no tecido do endométrio que podem se tornar lesões benignas ou lesões pré-malignas [tumores]. "O tumor é a mesma coisa que câncer, mas, em geral, chamamos de tumor benigno o crescimento anormal das células que não se espalha pra outros órgãos. Quando esse crescimento se expande e forma metástases, o tumor é maligno. O importante é sempre realizar exames e fazer o acompanhamento médico para ver como a situação se desenrola desde o início", aponta. 

Publicidade

Histórico de câncer na família

Ana Carolina conta que os exames ginecológicos sempre foram parte de sua rotina: "Sempre tive essa preocupação, porque minha mãe teve câncer de mama muito nova, aos 40 anos. Além disso, eu já tenho uma má formação do útero", diz. As avaliações passaram a ser ainda mais frequentes desde 2013, quando ela descobriu que sofria da síndrome do ovário policístico, um distúrbio hormonal que causa um aumento no tamanho dos ovários.

Publicidade

— Essa desregulação hormonal me trouxe vários problemas de peso, cheguei a engordar 13 kg em um mês e fui investigar. Por conta desse problema, também tenho fluxos menstruais muito intensos e cólicas fortes. Então, a cada dois meses, realizo pelo menos o ultrassom transvaginal. Acontece que, recentemente, dei início a um processo de congelamento de ovócitos [procedimento que conserva os óvulos em nitrogênio líquido para procedimentos de reprodução assistida] e, nos exames solicitados pela médica, foi identificada a presença também desses pólipos.

Perda de apetite, cansaço e constipação intestinal podem ser sinais de câncer de ovário

Publicidade

As expectativas para a operação no início do próximo mês, conforme explica a ex-BBB, são positivas: "Tenho medo de câncer, mas estou confiante. Primeiro porque já me submeti a um tratamento espiritual, segundo porque a especialista me explicou que o pólipo detectado em mim encontra-se em estágio muito inicial. Ainda assim, ela disse que é um caso bastante anormal na minha idade. Geralmente o problema só aparece mais desenvolvido em mulheres com mais de 50 anos, após a menopausa", completa. 

Se tudo der certo e os tumores se provarem benignos, Ana Carolina pretende retomar o processo de congelamento de ovócitos aproximadamente dois meses a após a cirurgia — que deve ser um procedimento endoscópico sem muitas complicações no pós-operatório.

— A ginecologista só disse que provavelmente eu vou ter algum sangramento e terei de ficar de repouso total por dois dias. Depois disso, volto a pensar no congelamento. Ser mãe é meu grande sonho, sou muito romântica, mas por enquanto não tenho namorado e quero contar com essa opção no futuro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.