Exames de rotina: veja os 5 mais importantes para a saúde da mulher
Algumas doenças não têm sintomas, por isso a importância do checkup, alerta médica
Saúde|Do R7
Você sabe que todo ano é importante fazer um checkup da saúde, mas bateu aquela dúvida de por onde começar? Calma! A ginecologista Maria Luísa da Rocha Mendes, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, vai ajudar nesta a esclarecer algumas questões.
— Geralmente, é recomendado realizar exames (ultrassom pélvico e de mama) anualmente. E a mamografia, após os 40 anos. Quem tiver vida sexual ativa, deverá incluir o papanicolau nessa lista.
Segundo a médica, a densitometria óssea é indicada como adicional para quem estiver na menopausa. Já os exames de sangue e outros clínicos de mesma linhagem fazem parte de qualquer rotina, de acordo com as queixas e faixas etárias de cada mulher.
Se controle! Depressão e estresse aumentam o risco de infarto em mulheres
A ginecologista também chama a atenção para alguns sinais do corpo: as cólicas incapacitantes em pacientes jovens podem indicar endometriose. Já a sonolência, a fraqueza e a depressão têm grandes chances de estarem associadas a anemias e alterações na tireoide.
— Por outro lado, câncer na mama, no ovário, no endométrio e no colo podem não ter sintomas clínicos. Em razão disso, fazer os exames é algo extremamente importante.