Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exames de rotina: veja os 5 mais importantes para a saúde da mulher 

Algumas doenças não têm sintomas, por isso a importância do checkup, alerta médica

Saúde|Do R7

Mulheres devem fazer checkup pelo menos uma vez por ano
Mulheres devem fazer checkup pelo menos uma vez por ano Mulheres devem fazer checkup pelo menos uma vez por ano

Você sabe que todo ano é importante fazer um checkup da saúde, mas bateu aquela dúvida de por onde começar? Calma! A ginecologista Maria Luísa da Rocha Mendes, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, vai ajudar nesta a esclarecer algumas questões.

— Geralmente, é recomendado realizar exames (ultrassom pélvico e de mama) anualmente. E a mamografia, após os 40 anos. Quem tiver vida sexual ativa, deverá incluir o papanicolau nessa lista.

Segundo a médica, a densitometria óssea é indicada como adicional para quem estiver na menopausa. Já os exames de sangue e outros clínicos de mesma linhagem fazem parte de qualquer rotina, de acordo com as queixas e faixas etárias de cada mulher.

Se controle! Depressão e estresse aumentam o risco de infarto em mulheres

Publicidade

A ginecologista também chama a atenção para alguns sinais do corpo: as cólicas incapacitantes em pacientes jovens podem indicar endometriose. Já a sonolência, a fraqueza e a depressão têm grandes chances de estarem associadas a anemias e alterações na tireoide.

— Por outro lado, câncer na mama, no ovário, no endométrio e no colo podem não ter sintomas clínicos. Em razão disso, fazer os exames é algo extremamente importante. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.